PAI, A PALAVRA PARA UMA LONGA CONVERSA

Esta é uma pequena homenagem para todos os pais do mundo inteiro. Parabéns, pai, pelo teu dia!

Eu e meu pai nunca tivemos uma relação complexa; nos víamos poucas vezes e isso nem era tão considerável de minha parte - pois sua presença de tão curta e rara que era, ia se tornando cada vez mais desprezível.

Mas um dia, inesperadamente, recebemos uma ligação sua. Inesperadamente porque eu não ansiava conversar com ele e nem ao menos sabia o que iria dizer-lhe, enfim. Então, aproveitei para formular uma lista de frases que eu poderia dizer:

1 Tudo bem pai? Estou bem, obrigada.

2 Como foi seu final de semana?

3 Eu passei de ano, já sabia?

4 E o Sarnento (o cachorro)?

Pronto! Eu já tinha o que dizer e não precisaria ficar gaguejando por horas e repetindo despercebidamente palavras. O telefone tocou, era ele. O primeiro a falar foi meu irmão: - Oi pai, tudo bem? Eu estou bem, obrigado... Como foi seu final de semana? Bem? Que bom! Passei de ano, não é legal? Sinto sua falta, beijos! Vou passar para a Li.

Ótimo! Anulando as opções, agora só me restava perguntar: E o Sarnento? Então peguei o telefone e só ouvi aquela voz alegre do outro lado da linha:

- Alô, filha?

- Pai? Desculpe, a ligação está cortando.

Sem saber o que dizer, eu tremia com o telefone nas mãos, enquanto pensava em alguma coisa e uma conversa foi se estendendo.

- E como vai na escola? Soube que você também passou de ano.

- Sim, é verdade!

- Mas isso é ótimo! Não sabe como me sinto feliz!

- Também soube que o senhor comprou um carro novo.

- Você tem que ver a nave, cabe a família inteira! Menos o tio Flay - ele brincou.

- O senhor bem que poderia me mandar uma foto.

- Boa ideia.

E dali a conversa não parou, ficamos por horas e horas falando sobre tudo. Nunca imaginei que teria tanto para dizer quando não tinha nada. A conversa foi tão boa, tão boa, que no final nem lembrei de perguntar pelo Sarnento.

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 10/08/2014
Código do texto: T4917174
Classificação de conteúdo: seguro