Aos Pais: presentes, ausentes, estrelas
Às vezes me pego pensando nestas datas comemorativas. Domingo é um dia como outro qualquer para alguns; para outros, Dia dos Pais, com comemorações, presentes, beijos e abraços. Ouso dizer que é um dia que alguns se sentem tristes, desolados, por já não ter um pai presente, e vou mais além, talvez por nunca ter tido um pai presente.
Parabenizo todos os homens que renunciaram à vida da qual eram “apenas homens” e passaram a ser exemplos, heróis, amigos; começaram a comprar maquiagens, frequentar apresentações de balé, se tornaram lutadores, treinadores de futebol, taxistas, entre mil e uma outras funções que um pai exerce. Aos pais, deixo aqui meus mais sinceros parabéns, sintam-se abraçados, vocês são incríveis! Às mães, que além de seu verdadeiro papel na vida de um filho também exercem função de pai, deixo meus votos de felicidades, vocês são admiráveis!
Filhos, filhas, netos, netas: tirem um minuto do dia de hoje para dar um abraço em seus pais e/ou avós, diga-os o quanto são importantes para vocês. Deixem um pouco de lado essa data que se tornou uma data comercial e deem afeto, carinho, sorrisos. Ganhem o dia recebendo e doando verdadeiros sentimentos.
Infelizmente nem todos os filhos terão a oportunidade de abraçar seus pais, como já disse anteriormente, alguns por não tê-los conhecido e outros por ter o pai como uma linda estrela lá no céu, que é o meu caso.
Quem vive com a ausência de um pai que foi tão presente, independente do tempo que estiveram juntos, sabe que a dor é uma constante em nossa vida. Há dias que parece não existir nada dentro de nós além da saudade, e esses dias passam bem devagar. Dá tempo de se afogar em lágrimas e também de sorrir com as boas lembranças. Dá tempo de sofrer com a falta e se alegrar pelos valores herdados.
Aprendi que não precisa de muito tempo ao lado de alguém para que esta pessoa lhe ensine coisas para a vida toda. Poucos anos são suficientes para você construir sua base, fazer de um ser especial o seu exemplo, e ter a certeza que mesmo que essa pessoa esteja em outra dimensão ainda é capaz de ser a força necessária para que você possa olhar para frente, querer seguir e vencer, mesmo quando a saudade aperta e tenta te derrubar.
Hoje posso dizer que sei o que é sentir o tal do amor eterno, aquele amor que a distância não destrói, que nem a morte é capaz de diminuir. O amor entre pai e filha(o) é uma ligação perfeita e terna. Eu sou a prova da existência desse sentimento.
Em especial, meu Feliz Dia dos Pais vai para aqueles que não estão mais aqui, mas sei que de alguma forma nos acompanham e estão presentes no dia a dia, em pequenos detalhes que nos roubam sorrisos e iluminam nossos corações, nos dando forças para continuar, mesmo que sem um pedacinho de nossos corações!
Feliz Dia dos Pais!