304 – HOMEM de valor…
Vivemos em uma época em que contar amigos de muitas décadas é enorme privilégio. Conhecer e cultivar amigos é como fazer pérolas.
Chiquinho Alfaiate foi um destes homens cultivador de pérolas e histórias e, pode se dizer maiúsculas na melhor das intenções e em toda extensão. Ele viveu na essência o verdadeiro sentido da vida e da palavra, com toda força de ter conhecido e vivido parte da história de Itabira, do Estado e do Brasil, dos seus personagens mais ilustres até o mais humilde sempre uma história ou bom comentário.
Homem sábio e sensato viveu as turbulências e as calmarias que a vida lhe impôs. Para seus familiares e amigos tinha sempre uma palavra de conforto espiritual, mas sem a arrogância de ensinar ou dar lições de vida a quem quer seja. Nos melhores momentos ele se dizia um homem de sorte por sua família, seus netos, netas bisnetos. Falava com alegria do amor que lhe renovava as esperanças e o amor de uma velhice, e da chama da vida que ele dizia estar se apagando.
Dizia que levaria da vida o carinho dos familiares a paixão pelo seu time de futebol o Clube Atlético Mineiro e do Itabirano onde começou jogar bola nos campinhos de terra da cidade.
Dos políticos de antigamente Getúlio Vargas era para ele um incontestado. No cenário itabirano tinha paixão pelo ex-prefeito Itabira dos anos sessenta, Daniel Jardim de Grisolia, que tinha grandes projetos para a cidade. “Mas, na época Itabira não era uma cidade tão rica como hoje em dia”. Do Brasil dizia que por mais trapalhadas que façam os políticos ele se recuperará das trapaças e engodos dos representantes do poder que estejam no plantão.
Hoje 03/07/2014, ele foi embora para outro plano e transformou-se em uma estrela na imensa constelação de sábios. Não veremos mais sua silhueta recortada entre as sombras da Bougainville da varanda de sua casa, mas sua presença estará sempre em nossos corações...
Francisco De Almeida
10/03/1915
03/07/2014