A LENDA DO GALLO NERO

Um bom vinho Chianti, podemos notar um selo com um galo negro no rótulo. De onde será que vem isso? Diz a lenda, que Siena e Florença tinham uma disputa territorial em curso e, cansados do derramamento de sangue, optaram por decidir a disputa sob a forma de uma corrida entre dois cavaleiros, que partiriam a galope de suas cidades em direção à outra. O local de encontro entre os cavaleiros demarcaria a fronteira. Eles deveriam partir assim que o galo da cidade cantasse ao amanhecer.
Pois bem, Siena escolheu um galo branco, jovem, forte e bem alimentado, deram uma boa quantidade de comida para que ele acordasse bem disposto e cantasse assim que amanhecesse. Florença, por sua vez, escolheu um galo negro velho e mal alimentado, deixando-o sem comer na véspera do desafio. Com fome, o galo negro de Florença cantou antes mesmo do amanhecer e o seu cavaleiro partiu.
O bem nutrido galo branco de Siena fez a sua obrigação e cantou ao amanhecer, já com o seu cavaleiro com quilômetros de desvantagem.
Ao se encontrarem, os cavaleiros estavam a módicos 12 km da cidade de Siena. Com isso, Florença ganhou quase toda a região que hoje chamamos de Chianti. Por esse motivo, suas garrafas carregam o famoso gallo nero.
Saúde!


(Foto arquivo pessoal- Siena/ Itália- 2014)


 
Olhar Blue
Enviado por Olhar Blue em 06/06/2014
Reeditado em 06/06/2014
Código do texto: T4834407
Classificação de conteúdo: seguro