O QUE É POESIA? (Homenagem ao poeta Castro Alves)
O QUE É POESIA?
(Homenagem ao poeta Castro Alves)
A poesia
É pequenina semente
Que cai na alma da gente
E embriaga o coração!
Brilho de estrela
Ou som de sino plangente,
Água de mar ou vertente,
Transformados em canção.
Cheiro de flor!
Um aroma diferente,
Daquele que a gente sente
E jamais pode esquecer!
Vento suave!
Que passa leve e mansinho,
Fazendo dengo... Carinho,
Jeito belo de viver!
A poesia
Enobrece os sentimentos,
Dá mais luz aos pensamentos,
Eleva o ser às alturas!
É o encontro
De Deus com a natureza...
Simplicidade... Beleza!
É o canto das criaturas!...
***
Nós - os amantes da poesia - não podemos deixar passar em branco a data de aniversário daquele que para nós é o mais alto dos representantes do nosso romantismo e também um dos maiores poetas da língua portuguesa. Antônio Frederico de Castro Alves, o vulcão da poesia brasileira, o Cantor dos Escravos, o jovem vibrante e arrebatado pelos sublimes ideais, o amante da natureza, o patriota audaz, era tudo isso e muito mais: era um poeta!
Um ser que amava a lua e recitava versos nas tabernas à beira das estradas, em cujo coração, ardente e apaixonado, mesclavam-se inúmeros sentimentos. Nasceu em 14/03/1847, na Fazenda Cabaceira em Curralinho (hoje Castro Alves), na Bahia, e faleceu em 06/07/1871, em sua terra natal, vítima de tuberculose, doença agravada por um terrível acidente que lhe resultou em amputação de um dos pés.
Que viva o nosso Castro Alves no coração dos amantes, dos poetas, dos cantores, dos que lutam e querem fazer de sua Pátria uma nação justa e grandiosa!
Que ele esteja sempre presente em nossa memória! Que os seus versos possam alimentar os nossos sonhos, transformar os nossos ideais, e encher o mundo de amor e poesia!
Maria do Socorro Domingos
João Pessoa, 14/03/2014