Renato Russo
Renato Russo foi um grande sonhador, grande pensador, grande pessoa, um ser iluminado. Buscou através de sua música, suas canções que são lindas poesias, mostrar sua revolta, sua cosmo visão, cantou o amor, contou lindas histórias.
Indagou ao mundo que país é este que vivemos, algo que nunca saberemos a resposta por mais que procuremos; ele foi o metal, o raio, o relâmpago e trovão; ele enquanto muitas pessoas pensavam que estava drogado, na verdade estava apenas triste.
Renato falou de sua sexualidade quando disse que
gostava de meninos e meninas; ele falou como é linda aquela lua de prata no céu e o brilho das estrelas no chão.
Embalou toda geração coca-cola; brincou com os cavalos-marinhos que encontrou quando estava sentindo o vento no litoral; sentiu a presença de um anjo triste perto de si durante sua doença, nos momentos em que a febre insistente não passava.
Juninho, como era carinhosamente chamado por sua mãe, nos encantou com a história de um jovem que morreu durante um pega, mas que a culpa toda era de um coração partido.
Renato nos apresentou duas pessoas totalmente diferentes que se apaixonaram e nos mostrou que não existe razão nas coisas feitas pelo coração.
Nos mostrou como seria bom se tivéssemos de volta tudo que foi roubado de nós, da nossa terra, dos nossos índios e nos fez pensar como um só Deus ao mesmo tempo é três.
Ele nos disse que se quiséssemos nos divertir deveríamos escrever nossas próprias canções.
Enfim, Renato Russo fez mais pelo mundo do que muitos que insistem em criticá-lo. Desde sua primeira banda, Aborto Elétrico, depois quando se tornou o Trovador Solitário e enfim como a Legião Urbana, ele abrilhantou a nossa música e hoje nos faz sentir saudades, ao ponto de chegarmos a pedir que Ele volte para salvar o que ainda há de bom no meio musical de nosso país!