Grande Camões

Simplesmente o maior poeta de todos os tempos, rei dos versos, cuja própria vida contribuíra para torná-lo “O Grande Camões”.

Não se trata de uma vida de glórias e de triunfos; mas se trata de uma vida digna em todos os sentidos; em geral se trata de uma vida pessimista, repleta de emoções enleias a cada experiência obtida ao longo dos anos.

E tal vida miserável contribuíra para se tornar nada mais que, “Luiz Vás de Camões”, o poeta lusitano, cuja pátria-mãe o esquecera em degredo, no exílio total, mas; porem, Camões , não cansou-se de cantá-la e de contar suas glórias e façanhas num “poeminha épico”, chamado de “Os Lusíadas”, a obra máxima, cujo autor em uma passagem dizia: __ “Não me contentei de morrer por minha pátria; e sim, de morrer com ela”.

Na verdade, não se pode presumir quem foi Camões, será que ele existiu mesmo? Um poeta tão distinto em meio a Literatura só pode ter sido criado do mesmo modo como se criam os mitos? É Camões foi um mito? Não!Camões é um mito!Camões foi e ainda é o maior poeta de todos os tempos sem tirar ou atribuí-lo biografias que não fossem realmente de sua vida paradoxal.

10/06/03

ANIVERSÁRIO DA MORTE DE CAMÕES.