O Arquétipo de Xangô

Xangô: História, Arquétipo, Saúde, Profissão e Amor. ESTUDO COMPLETO.

Significado: aquele que se destaca pela força.

Dia da semana: quarta-feira.

Cores: vermelho (ativo) branco (paz) marrom (terra)

Saudação: Kaô Kabiesiliê (Venham ver nascer sobre o chão)

Numero: 8

Elemento: Terra (pedras)

Domínio: Rochas quebradas pelos raios.

Instrumento: Oxé (Machado de pedra de lâmina dupla).

Xangô é o orixá cujo domínio está nas rochas, principalmente nas que foram destruídas pelos raios. Na Africa é chamado Jacuta, ou seja, o lançador de pedras.

Reinava soberano na cidade de Oyó, mas depois foi morar em Kossô, onde não foi aceito por seu caráter violento e autoritário.

Decidiu retornar à Oyó, onde já reinava Dadá, seu irmão mais velho, que foi destronado e permaneceu exilado em igbono durante sete anos.

O símbolo de Xango é o Oxé, um machado de duas lâminas, que seus filhos, quando estão em transe, levam na mão.

Este Orixá é viril, atrevido e extremamente justiceiro.

Tem Yemanjá como mãe e três divindades como esposas: Iansã, Oxum e Obá.

Iansã era a esposa de Ogum, mas encantou-se por Xangô. Oxum vivia com Oxóssi e também foi seduzida por este orixá, que usava argolas de ouro nas orelhas, uma longa trança e uma roupa repleta de búzios, os quais eram, na época, a moeda corrente.

Obá apesar de ser uma Deusa mais velha, também foi esposa de Xangô.

Na Nigéria, as festas consagradas à Xangô são um espetáculo à parte.

O elegun (aquele que incorpora o orixá) de Xangô vai ao mercado central para ser admirado e também aos lugares que, quando era vivo, visitava antes de se tornar um Orixá.

Evita apenas visitar o palácio que fica próximo ao local onde se enforcou numa árvore de obi, segundo certas lendas - por isso sua aversão a morte e aos eguns (mortos).

Sua importância no Brasil é tão marcante que chegou a originar cultos específicos em Pernambuco e em outros estados do Nordeste.

O ARQUÉTIPO DOS FILHOS (AS) DE XANGÔ

Reservado, artístico e bom político, o filho de Xangô possui grande capacidade de julgamento.

Brilha nos da lei, da economia ou da administração.

Sabe tratar dos negócios como ninguém, sendo extremamente afortunado nas transações financeiras. Sua aguda sagacidade comercial garante-lhe ascensão em qualquer carreira.

Desperta toda espécie de emoções nas pessoas, exceto a indiferença. Tem o dom de convencer; sempre acha que está certo.

Pode ser considerado avarento, mas na verdade, é muito econômico. Seu maior obstáculo é ambição exagerada.

Líder nato e disciplinado, tende a ser rígido demais com os outros e consigo mesmo.

Às vezes, torna-se intragável e inflexível e jamais admite que está errado, indo aos extremos para desacreditar seus inimigos. É famoso pela sua habilidade na oratória e no domínio de multidões. Tem certa aversão a hospitais e doentes pois não aceita a ideia da morte, além da predisposição a ser hipocondríaco.

Inspira lealdade a todos, aos seus subordinados, porque, para ele, nenhum trabalho desmerece a pessoa.

Inquieto e arrojado por natureza, está sujeito a oscilar ou tomar decisões apressadas. Gosta de esquematizar tudo no papel. Acha difícil confiar nos outros.

É egocêntrico e teimoso. Quando contrariado, pode se transformar no tirado mais despeitado e mesquinho já visto.

Apaixona-se facilmente e perde o interesse por essa relação com a mesma facilidade.

Adora bons vinhos, de preferência os importados. É conservador ao extremo, escolhendo cuidadosamente seu guarda-roupa, dando especial atenção aos seus sapatos.

Possui certa tendência a engordar graças aos seu prazer de deliciar-se com qualquer tipo de comida e doce.

Sua atividade sexual é intensa, e ele ama os prazeres que avida pode lhe oferecer. Mostra facilidade em se relacionar com o sexo oposto. Tende a relacionamentos extra-conjugais.

Começa a trabalhar e fazer carreira muito jovem. precisa de uma fase em sua vida na qual expandir-se é o lema.

Consegue colocar em andamento todos os projetos fantásticos que esboçou para si mesmo. Sabe como ninguém pechinchar.

Ou você fica encantado com ele e passa a admirá-lo, ou não suporta sua presença.

Xangô pode ter filhos e filhas, mas acredita-se que 80% sejam do sexo masculino.

OS FILHOS (AS) DE XANGÔ E A SAÚDE

As doenças que afligem os filhos de Xangô refere-se ao sistema cardiovascular.

Podem aparecer problemas de hérnia, hipertensão, stress e ansiedade (impotência nos homens).

Hipocondríacos ao extremo usam uma grande quantidade de remédios alopáticos.

Quando doentes, evitam ir aos hospitais, pois acreditam estar sujeitos a infecções hospitalares.

Apreciadores da mesa farta, costuma ingerir alimentos saturados com altas taxas de colesterol.

A pressão alta é uma constante e, se não tomarem os devidos cuidados, podem ocasionar derrame cerebral.

O número de infartados é grande; por isso, é recomendável respeitar o período de férias para o descanso.

Também são suscetíveis a doenças venéreas por não escolherem com mais critérios seus parceiros (as) sexuais.

OS FILHOS(AS) DE XANGÔ E AS PROFISSÕES

A melhor opção tanto para as filhas quanto para os filhos de Xangô é o trabalho em grupo, principalmente os relacionados as atividades politicas, porque são líderes e ótimos oradores.

Por seu espirito independente, as atividades autônomas são mais indicadas.

Possui um grave defeito: suas opiniões são impostas sem discuti-las.

Como principal qualidade, destaca-se o grande poder de organização mental e prática. Não se apoiam nos outros e são eles que estarão apoiando você.

São avessos a mediocridade e nasceram para ser respeitados.

As profissões mais indicadas relacionam-se as áreas de:

1- Administração de empresas

2-Análise política

3 - Ciências contábeis

4- Direito

5- Economia

6-Empresariado (executivo ou artístico)

7-Fiscalização

8- Hotelaria

9-Magistério

10 - Magistratura

11-Cardiologia

12- Promotoria e Procuradoria

13- Vendas.

OS FILHOS (AS) DE XANGÔ E O AMOR

Os filhos de Xangô são amantes perfeitos e adoram estar apaixonados. Galantes e sedutores, sempre estão em boa companhia. Apreciam jantares, passeios e amam profundamente os parceiros quando apaixonados. Dão muito de si para não tornar a relação entediante.

Pretensiosos acreditam que podem conquistar quem bem desejam com um estalar de dedos, envolvendo a pessoa com ocasiões especiais, gestos amáveis e presentes.

Gostam de demonstrar os parceiros para que todos apreciem a imagem do casal perfeito.

Sempre dizem desejar a legalização do romance, mas acabam convencendo de que é melhor namorar do que se casar.

O jogo de esconde-esconde estimula suas fantasias sexuais. Se casam por mero oportunismo e podem trair as escondidas.

Como se relacionam com os filhos (as) de:

OGUM: este orixá oferece apoio seguro para as ambições de carreira de Xangô. Quando há confiança entre os parceiros, convivem em harmonia.

OXÓSSI: ambos gostam de emoções fortes e viagens. O relacionamento não pode ter cobranças. A relação pode ser abalada se Xangô se tornar autoritário.

XANGÔ: Há uma tendência a disputa de comando entre ambos que pode gerar conflitos e discussões. Problemas sérios se trabalharem juntos.

IANSÃ: relação forte, pois ambos são guerreiros e não admitem a derrota. Se cada um respeitar o espaço do outro a união é ótima.

OXUM: submissa, ás vezes por conveniência, doce nas horas certas e sempre prestativa. Agrada muito o parceiro exigente. Relacionamento excelente.

OBÁ: Xango não suporta lágrimas nem da própria mãe. Um ambientes de cobranças o afasta do lar.

LOGUM: Há uma disputa constante para ver quem é melhor. Mas lutam juntos para alcançar o sucesso. Muita originalidade na união.

NANÃ/OBALUAÊ: Sempre se ajudam mutuamente. Xangô gosta de ser servido, se tem quem o faça, melhor ainda.

OSSÃE: A segurança aparente de Xangô não convence o espontâneo Ossãe. Divergências de opiniões e muito exibicionismo por parte de Xangô.

OXUMARÉ: Xangô é desconfiado por natureza, mas aprecia receber elogios; Oxumaré também. São bons amantes, ambos exóticos e extravagantes.

EWÁ: Uma posição social importante, custe o que custar, é o objetivo de Xangô. Quando Ewá dispõe-se a bancar essa situação o relacionamento é excelente.

YEMANJÁ: A tranquilidade de Yemanjá diminui o excesso de esnobismo e vaidade de Xangô. União Positiva.

OXALÁ: Assim como Yemanjá, Oxalá torna o relacionamento sociável, mas sua delicadeza pode irritar o exigente Xangô.

Inspirado na obra de Monica Buonfiglio.

Profano
Enviado por Profano em 11/01/2014
Reeditado em 12/01/2014
Código do texto: T4644960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.