Ao Mestre com carinho

Manhã de Domingo entro na padaria, e uma surpresa, encontro meu professor de Língua portuguesa, da primeira série do antigo ginasial, hoje curso médio, e mais tarde do colegial, O Inesquecível Professor Alcides de Carvalho.

Frequentei ótimas escolas como a FEA/USP, Fiz cursos na Universidade de Cambridge na Inglaterra, Universidade de Columbia nos Estados Unidos, e de Lion, França. Meu hard disk cerebral, digo meu arquivo mental está repleto de nomes de bons professores, mas quando faço uma busca de um Professor, com P maiúsculo, o primeiro nome a surgir é o do Professor Alcides de Carvalho.

Que honra ter sido seu aluno.

Ele nos ensinava ética, valores, religiosidade, junto com análise sintática, análise morfológica e literatura, sempre com elevado fervor e paixão.

Entrávamos na sala de aula, sentávamos em silêncio e lá estava ele na lousa compenetrado, escrevendo uma das máximas do Marques de Maricá.

Fecho os olhos e posso ouvi- lo recitando em voz alta o Soneto XIII da obra Via-Láctea de Olavo Bilac

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

Que, para ouvi-las, muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto ...

E conversamos toda a noite, enquanto

A via láctea, como um pálio aberto,

Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!

Que conversas com elas? Que sentido

Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

Pois só quem ama pode ter ouvido

Capaz de ouvir e de entender estrelas."

Ele se dirigia à classe sempre com grande respeito e a classe correspondia na mesma frequência, não me lembro de uma única vez em que algum aluno tenha faltado com o respeito com os colegas ou com ele. Na minha lembrança havia sempre um clima de cordialidade, de respeito. Talvez sagrado seja a palavra certa.

Recordo me do carinho e respeito que ele dedicava a correção de nossas redações. Ele lia uma a uma em voz alta, como se tivesse lendo o texto de um grande escritor.

Entre as gratas surpresas que vida às vezes nos oferece algumas somente acontecem em Santa Rita, reencontrar pelas ruas ou na padaria em uma manhã de Domingo pessoas que tiveram um papel tão marcante em nossas vidas.

Obrigado Professor Alcides de Carvalho pelas lições maravilhosas daqueles dias.