G de Guerreira !!!!

Segunda feira 04 de novembro 23h59minh. Há exatos dezessete anos ela chegou me tornou Mãe!

Geniosa, meiga e desafiadora, um pouco individualista demais, porém absolutamente determinada. Ela é GABRIELA!

Tão diferente de mim, morena seu cabelo escuro todo espetado como um guerreiro Sioux,( na ocasião não havia ainda comentários sobre a moda de moicanos), era só uma indiazinha mesmo. Atualmente recorre ao calor de secador, chapinhas e afins, para garantir que estejam sempre lisos e brilhantes como o de uma índia charmosa deve ser.

Dentre tantas coisas que poderia falar sobre ela, escolho nesta ocasião citar seu momento escolar. Ela própria reconhece que por conta do “poderio, da segurança e conhecimento absolutos” que os 15 anos lhe trouxeram, não se empenhou o suficiente para manter vaga na escola que freqüentava desde os quatro meses de vida. Por tal falha, iniciou o segundo grau em uma estadual denominada escola modelo. Foi um tombo! Até hoje nos questionamos o que deixa de ocorrer nas outras- não consideradas modelo... Impressão de que todos brincam por lá. Um diz: faz de conta que eu ensino, outros: faz de conta que estou aprendendo, e tantos outros fingem que se importam. Lamentável mesmo!

Eis que um professor após silenciosas sondagens pinçou Gabriela dentre tantos jovens sonhadores, e a indicou para uma bolsa em uma das mais conceituadas e elitizadas escolas da região. Conhece uma alegria que traz medo? Foi o que sentimos na sua matrícula.

Decorreu-se um ano de choque cultural, social e econômico. Voltou radiante de suas férias pelo interior e litoral do estado, e então foi adicionada ao "face" de tantos colegas que postavam suas fotos de férias pela Irlanda, Egito, Sidney... E agora? Optou por não mentir e pagou o preço. Dificuldades em fazer amizade. Quem iria ser amiga de uma bolsista que usa tal tênis? Até o fato de chamar atenção pela sua beleza, contribuiu para angariar antipatias de algumas meninas.

- E aquele anel que parece que comprou na feira?

- Esta daí tirou 9 ?!? Nossa, então eu tirei 12 !

- Acha ela bonita? Que coragem!!! Veio de escola pública... Aff!

Se não é fácil em qualquer momento da vida suportar discriminação, imaginem para alguém nesta faixa etária, com as altas exigências sobre beleza, tecnologia, status e marca.

Sou incapaz de dizer quantas vezes o telefone tocou com uma voz apertada do outro lado.

-Mãe, me dá uma palavra de motivação? Estou querendo cair e não posso.

(Quantas destas palavras eu tirei daqui do Recanto...)

Chegou um momento em que já parecia estar imune a tantas provocações, sua maior preocupação passou a ser entender as matérias e alcançar nota. E como se esforça !

- Ahh! Eles vão falar de qualquer jeito, que se danem. Sou do jeito que sou!

Abriu uma daquelas pasta-sanfona para arquivo de material complementar, anexos, provas etc.. Dia desses notei que havia uma divisória intitulada “motivacional”, com diversos textos que eu havia compartilhado com ela, e tantos outros que ela mesma buscou. Disse que de vez em quando precisa recorrer aquele cantinho para não desanimar e para não me preocupar a toa.

Bom, não me acanho e se tiver que chorar: choro pelas minhas emoções e também pelas que ela suporta tão dignamente.

Hoje, ela já tem um restrito círculos de amigos, e segue dia após dia lutando pelas suas notas e pelo seu lugar ao sol. $e o$ outro$ $ão privilegiado$ por estarem lá, ela por uma ótica totalmente diversa também. Acredito que se ela está aprendendo a lidar com isso, talvez também esteja ensinando alguma coisa a outros adolescentes que possuem outra percepção do mundo.

Amo minha filha, como naturalmente as mães amam, no entanto não consigo esconder a admiração e orgulho que tenho da minha Guerreira. Que dia após dia me mostra o quanto nasceu determinada a fazer seu próprio caminho, independentemente das adversidades.

Parabéns minha Filha, que desde o nascimento lutou e venceu para respirar bem e superar uma luxação congênita. Hoje luta pelo sonho de formar-se em Direito. Depois certamente escolherá outras lutas...

Deus está sempre contigo, minha única e amada Filha. E o quanto ele permitir estarei também!

04/11/2013.

Letranda
Enviado por Letranda em 04/11/2013
Reeditado em 04/11/2013
Código do texto: T4556073
Classificação de conteúdo: seguro