Monumento: Independência ao meu coração!

Um monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos ou comemorativos, segundo o dicionário tem por finalidade transmitir ou perpetuar à lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento. O sentido original do termo vem do latim monumentum, que por sua vez deriva de monere (“advertir, lembrar”), aquilo que traz à lembrança alguma coisa... UMA MEMÓRIA VIVA.

Esse monumento que conheceu foi construído para se perpetuar a lembrança da INDEPENDÊNCIA do nosso país. INDEPENDÊNCIA conquistada num processo LENTO, CUSTOSO e CONTRADITÓRIO. Dentro dele, encontramos o túmulo do primeiro imperador que o Brasil teve: Pedro I. E como foi contraditória a vida desse personagem...foi de herói a vilão, conheceu o poder do amor e seus dissabores, ao lado do seu túmulo estão também os de suas duas esposas, a primeira: Dona Leopoldina e Dona Amélia com quem casou-se depois do falecimento da primeira. Mas, longe dali no alto da Consolação, descansa quem talvez fora o grande amor da sua vida: Domitília de Castro Canto e Mello, conhecida por Marquesa de Santos com quem teve quatro filhos. Dizem alguns cronistas da época que Pedro após tornar-se imperador do Brasil, deixou de lado uma certa discrição que tinha inicialmente e tornou público, de forma ostensiva, seu romance com Domitília.

Pois é...tudo é História! Tudo tem História!

Sendo possível procure também pela história de um outro Pedro, rei de Portugal e uma tal Inês de Castro...há monumentos em outros lugares dedicados a eles também.

Falando dos Pedros e seus monumentos, veio a lembrança outro bem distante daqui e bem mais conhecido que espero um dia ter o privilégio de visitá-lo também...O Taj Mahal na Índia, conhece?

Mas, voltando ao monumento que conheceu no sábado passado, fica a boa lembrança de um bom lugar, fica a memória viva do monumentun e permanecendo na memória o dia e o lugar...fico com a certeza que ele cumpriu sua função! Portanto, não ESQUEÇA do que é o monumento e o significado que ele carrega: LEMBRAR!!! E que essa lembrança permaneça viva sempre que passar próximo a qualquer outro...

Termino plagiando a frase que marcou aquele lugar: INDEPENDÊNCIA OU MORTE! INDEPENDÊNCIA!!!