Parabenize um Professor

Tudo começa na base.

Podemos dizer que é uma data histórica. Hoje, 13/08/2013, mais de 6.000 Professores Municipais (RJ) marcharam ordeiramente pelas ruas da cidade para demonstrar a insatisfação da classe diante do quadro de abandono e descrédito a que foi relegada paulatinamente nos últimos 30 anos pelas “ortoridades” que não demonstram empenho pela elevação da qualidade de ensino. Quanto mais “aprovados” sob o formato “analfabeto funcional” (podemos chamar de “analnal”?) melhor para a classe dominante, por saber que não terá contestadores aos seus desmandos administrativos.

Estes brilhantes e dedicados formadores de opinião (mais fortes e importantes que muitos familiares) não podem ter salários menores que motoristas de Vereadores. Não podem apanhar de alunos protegidos pelo “estaputo” do menor! Precisam receber suporte moral e de equipamentos para produzirem boas aulas para formarem os cidadãos que efetivamente transformarão esta nação numa voz respeitada no mundo.

Mestres que ensinam nossos herdeiros a raciocinar jamais podem ser superados por informações passadas por sites de pesquisas onde qualquer pseudo-consultor registra textos muitas vezes sem um mínimo de revisão. Quanto mais de verdade.

A batalha destes abnegados para enfrentar a “curtura” fomentada por programas do tipo “Big Besta Brasil” é desumana, pois cada um abraça 25 a 40 crianças de cada vez para lhes passar as mensagens familiares que formam o bom cidadão. Ao passo que um canal de TV, com suas imagens de alta tecnologia, usando todos os efeitos especiais disponíveis, consegue iludir milhões por fazer que um aspirante ao prêmio final do programa seja chamado de “gênio” pelo apresentador após construir uma frase de 5 palavras!

Existe vida fora das telas de LCD. A família e a escola são responsáveis por exibi-la aos que naturalmente (e merecidamente) ainda desfrutam de sonhos que nem sempre encontrarão materializados quando chegarem ao massacrante mercado de trabalho.

Eles não merecem crescer dentro de uma estrutura que os condenem a se tornarem escravos dos níqueis. Somente um bom Professor equipado, aperfeiçoado e desfrutando de condições honestas de trabalho, poderá evitar que cada criança se decepcione ao longo de seu aprendizado evitando assim, a produção de mais um desajustado revoltado pela falta de oportunidade para quem foi aprovado com conhecimento ZERO mas que recebe nota 5 por saber escrever (não assinar) seu nome.

Ao encontrar um Professor Municipal, estique sua mão e de-lhe parabéns. Se for Estadual, incentive-o a criar um movimento similar. Sendo Federal, anime-o a unir todas estas esferas para sacudir esta nação e coloca-la no rumo da esperança passível de ser alcançada.

Se não puder encontrar um ao vivo, envie esta mensagem (ou uma melhor) para o sindicato deles: comunica@sinpro-rio.org.br

Haroldo P. Barboza – Vila Isabel / RJ

Autor do livro: Brinque e cresça feliz