Pai

Descobri, ainda muito cedo, que o que tenho de mais valioso nesta vida chama-se Família. Esta dádiva generosa que me foi dada, e sem a qual, eu não existiria.

Bastaria, portanto, dizer que foram vocês, Pai e Mãe, que me deram a vida. Mas o que tenho vai muito além disso, são vocês também que vêm me ensinando a viver, que seguram a minha mão e me mostram o caminho, desde o meu primeiro passinho, nesta longa caminhada.

E hoje Pai, que é o seu dia, quero relembrar e reafirmar, que a sua presença é um presente divino, o qual venho desembrulhando dia após dia. Eu não saberia trilhar o caminho, se não tivesse a sua mão para me guiar. E você sabe, Meu Pai, quantas e tantas vezes, precisei segurar com mais força para não cair. Mas sempre tive ao meu lado, a sua firmeza para me impulsionar e me fazer continuar. Hoje sei, o quanto é extensa a jornada do amadurecimento, e a saudade que sinto de acordar todos os dias em casa, ao seu lado, tomar café da manhã e ser levada para a escola por você, depois de reclamar dos meus atrasos.

Mas venho aprendendo contigo também que as fases da vida passam, e cada uma delas tem a sua beleza. Nesta fase, estamos morando em cidades diferentes, e nos reencontramos quase todos os finais de semana, ainda é pouco, mas reconheço que, mesmo um tantinho distante, este é o momento que tenho para buscar e alcançar os meus sonhos, estes que você sonha junto comigo. E como é gratificante saber que tenho um paizão para dar asas aos meus sonhos, comemorar as minhas conquistas, me confortar nas pequenas derrotas, e me orientar sobre a importância de, mesmo assim, perseguir os meus objetivos, lembrando-me sempre que também temos as vitórias.

Quero te dizer que, o que me move é a minha fé. E este é mais um dos seus ensinamentos. Eu acredito na fé, na vontade essencial de conquista, no gesto aliado à vontade, e, especialmente, no amor que recebemos, nas temporadas difíceis, de quem não desiste da gente. E não há nada mais forte e positivo do que a fé de quem não desiste da gente. Sou muito grata por ter esse pai cheio de fé, que acredita em mim e me ensinou a ter fé também.

Com o passar do tempo, eu descobri que meu pai-herói também é um ser humano, como eu, que é um mar de sentimentos, e que maior que ele, só o seu coração. Esta descoberta só fez crescer a minha admiração. Sempre me educou e me ensinou sobre a moral e os valores que sustentam o caráter do ser humano. Deste modo, passei a compreender melhor o que é viver em sociedade. E quando saí do meu mundo cor-de-rosa, eu já estava conhecendo o significado de tudo isso. O que foi muito fácil aprender, simplesmente, por ter um grande exemplo dentro de casa, que nunca deixou de mostrar com os seus atos, o que é ser honesto, digno, humilde, verdadeiro, corajoso, e mais uma centena de virtudes que vejo em você.

Depois de todo este tempo, sinto-me segura para dizer que se existisse algum Manual de Instruções para ser PAI, você teria lido e relido esse material. Porque poucos pais são como você, e conhecem tão bem o significado dessa pequena palavra. Ser pai é um grande desafio, mas assumiu essa responsabilidade com muito amor e sabedoria.

A verdade é que, todo esse texto pode ser resumido em poucas palavras, aquelas que eu venho falando todos os anos, desde muito pequena:

VOCÊ É O MELHOR PAI DO MUNDO!

Ao longo do tempo, aprendi a escrever frases mais elaboradas, mas esta continua sendo perfeita. Para os meus olhos, as belezas que ela tem são ainda maiores, bem maiores, agora, olhando daqui. Hoje, tenho ainda mais clareza para enxergar que tenho muito a agradecer. E sou grata, por poder chamar alguém como você, pelo nome de PAI.

Marília Miranda
Enviado por Marília Miranda em 12/08/2013
Reeditado em 23/10/2013
Código do texto: T4431354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.