DIA DO ESCRITOR 
 SESC- Maringá

 
E eis que caminha o artista solitário numa multidão, sem muitas vezes ser reconhecido pois simultaneamente trabalha braçalmente e compõe poesias. Ora no semáforo ora no decorrer de uma conversa ou leitura de onde pega uma ou outra palavra solta no ar e imediatamente a escreve antes que se vá embora.
Não há como explicar como surge o ato de escrever, é no meu ponto de vista, um dom divino, um acalento de Deus para alguns escritores deixarem legado cravado para a posteridade.
A grande vantagem da leitura? 
Além do óbvio, que é o aprendizado, há também as inúmeras viagens pelo mundo da imaginação. Cabe então aos pais ensiná-los desde pequeninos a ler e tentar melhorar o mundo.
Quem é afinal esse ser estranho, isolado, calado, atento, que prefere os livros a ter que ir a muitos outros eventos festivos? 
Esse de quem vos falo é o Poeta ou Poetisa, (com letra maiúscula pois é uma profissão), tanto que comemoramos seu dia no 25 de julho e com orgulho pois finalmente nós mulheres estarmos inclusas sem necessidades de pseudonimos.
Os Academicos da Academia de Letras e alguns novos escritores (que estão chegando de mansinho) e suas familias foram homenageados no no SESC de Maringá. Pavilhão estendido a todos que queiram conhecer a arte em suas inúmeras denominações.
Particularmente tive orgulho de ser convidada pois além rever e fazer novos amigos, saciei a sede com prosa, música e poemas fresquinhos. O salão estava inundado de letras e com cheiro de conhecimento estendido no varal de poesias. Tudo foi observado e fotografado pelas lentes dos jornalistas JORGE FREGADOLLI E HILÁRIO GOMES e tanto outros flashes que estão circulando na mídia.
Muitos preferem ler na internet, sou daquelas que ao pegar um livro na biblioteca, procuro primeiro sentir o seu cheiro, exalo o século passado como se fosse um vício saciado. Devoro cada página como se fosse o meu último suspiro de vida. 
Nós, os que rascunhamos pensamentos, nos contentamos em ganhar conhecimento e aplausos e sonhamos com a posteridade.
Impossível seria denominar os grandes Poetas que foram homenageados pelo SESC no decorrer de tantos anos de dedicação, 
peço desculpas pois sou principiante ainda, então posso citar apenas os que me ocorreram como EMILIO GERMANNI, ANTONIO FACCI, JAIME VIEIRA E A.A. DE ASSIS. Grandes patronos, humildes no talento, que nos emprestaram tantas sensações e reflexões com seus escritos e que dispensam comentários. 
Diego mendes de Sousa trouxe seu livro CANDELABRO DE ÁLAMO lá de sua terra Parnaiba, de presente a nós todos, espalhou suas divagações, sorrisos e apertos de mãos para todos nós. O poeta Diego,  fez sua parte, democratizou o saber e não mediu esforços e certamente voltou com a certeza do dever cumprido.
 
Agradecimentos especiais aos organizadores do evento: Gerente Executivo do SESC ANTONIO VIEIRA, LAIDE SOUSA, JOSIMAR DE OLIVEIRA, OSVALDO REIS, CINTHIA RUIVO e aos que se dedicaram a fazer o delicioso jantar e ambiente.
Finalmente não poderia deixar  de citar os que também abrilhantaram o grandiosos evento que são os novos escritores:
MARCO HRUSKA, VERA MARGUTTI, ANGELA RAMALHO, DANILO FURLAN, DIEGO SOUSA, RAILDA MASSON CARDOZO E STEPHANIE MASSON CARDOZO (14 anos, pétala de minha vida).
Como se não bastasse ir embora com o coração cheio de alegria, ainda levamos outro presente do SESC  o livro TECENDO O PRESENTE  organizado por ADRIANO CODATO.  
Fiquei imaginando como o autor foi feliz com a escolha do nome desse livro, pois na verdade, profissionalmente ou não, estamos tecendo o futuro simultaneamente. Quanto a você que quer escrever e tem medo das críticas, faça como eu, escreva sem perspectiva de agradar ou desagradar, escreva apenas para não morrer sufocada com as palavras que não querem calar. Apenas escreva e tire das gavetas já empoeiradas de tantos sonhos esquecidos.
 
Até a proxima e OBRIGADA POR EXISTIR.
 
RAILDA MASSON CARDOZO (Maringá)


Railda
Enviado por Railda em 31/07/2013
Reeditado em 01/10/2013
Código do texto: T4412858
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.