AS FOLIAS DE REIS.

Segundo a história, os ternos ou folias de Reis chegaram no Brasil no início de nossa colonização trazida pelos portugueses, para ajudar a catequizar os nativos da região, e os escravos, e com o passar do tempo os escravos africanos, foram adaptando alguns de seus instrumentos de percussão trazidos com eles da África, e assim esta expressão cultural segue teu curso passando de geração pra geração, e desta formula foi se desenvolvendo as festas sempre regadas com muita comida típica e muitos doces, e a cultura imaterial que tens os termos de folias de Reis, foi passando de geração em geração, contando a historia de peregrinações dos povos através do tempo. A simbologia que cada um dos Reis representa, e ate mesmo o palhaço tem seu papel e sua representatividade, na frente do termo ele brinca com a criançada, dançando e fazendo anedotas, pedindo algumas moedas, ele também tem seu papel que e de proteger o Menino Jesus, desviando a atenção dos soldados de Erodis o grande Reis, que perseguiu o Menino Jesus.

Em nossa região o terno de folias de Reis chegou junto com os primeiros habitantes, assim que começou há formar os primeiros povoados, trazendo consigo cada um sua cultura e sua arte, o terno de folia de reis ou folia de Reis, esta entre as expressões culturais mais antigas da humanidade, vindas dos primórdios do seio da humanidade.

Assim como os três reis magos andaram em peregrinação ate Belém para visitar o menino Jesus as folias de reis, também saem em peregrinação cantando cânticos natalinos e religiosos de casa em casa e pedindo donativos, prendas e convidando toda polução para a festa em homenagem ao Menino Jesus , e também abençoando os lares e toda população, segundo a tradição as folias de reis ou terno de reis andam somente em quantias de dias ímpares, por exemplo: o terno de Reis, segundo a tradição, e assim a folia tem que andar somente dias ímpares, por exemplo: sai hoje e entrega a folia hoje mesmo, tem que sair pela manha e fazer há entregam no mesmo dia, ou andam com há folia de Reis, três, cinco, sete ou ate nove dias e assim por diante, sempre caminhando para frente geralmente sem voltar na mesma roda andando em circulo, assim como os três Reis Magos seguiram a estrela guia ate Belém, para presentear o menino Jesus, há tua chegada gloriosa a terra, os termos de folias de Reis segue passando de geração para geração esta crença e a Fé milenar de presentear e de pedir a bênção ao menino Jesus, eles andam em circulo assim como a Sagrada Família e os três Reis Magos não saiu da pequena Belém pelo mesmo caminho para proteger o Menino Jesus dos soldados de Erodis, sem deixar muita pista para onde estavam seguindo, e desta mesma formula o termo de folia de Reis segue passando de geração para geração a cultura milenar dos termos de Folias de Reis do Oriente.

NUTE DO QUARA
Enviado por NUTE DO QUARA em 10/07/2013
Código do texto: T4380833
Classificação de conteúdo: seguro