IONE, KIRIA, ONDE ESTÃO VOCÊS?........

Esta frase dita assim parece uma brincadeira, parece que nem tem sentido. Mas ainda ontem passávamos pela rua de Lagoa e gritavamos daqui de baixo: Ione, cadê a Kiria? E com aquele sorriso largo, de quem sempre está de bem com a vida, feliz, a resposta sempre se estendia para uma longa conversa, onde a gente brincava, chamava um ao outro de apelido, ria muito das próprias preocupações e com isso nos tornávamos cada vez mais amigos. Mas isso foi ontem. Hoje a mesma frase, com a mesma interrogação, dita da mesma forma, não tem resposta. Apenas o eco vazio vem para confirmar que vocês não se encontram mais em nosso meio. Partiram sem se despedir, sem dizer adeus, sem nem sequer nos preparar para o momento da partida. Partiram sem que a gente pudesse dar o último abraço, sem que a gente pudesse ver o último sorriso, sem que a gente pudesse viver os planos que sempre planejamos em nossas conversas, fosse dentro da Igreja São Geraldo, fosse na casa do Valmir, fosse no bar do Ivo. Lugares que serão marcados para sempre pela presença de vocês. Agora a frase é dita por todos nós, seus amigos, que não entendemos bem o que aconteceu, e porque não entendemos não conseguimos aceitar que isso tenha acontecido. Quem irá rir agora durante a arrumação da igreja ou então sentada na porta da padaria como a Ione? Quem de nós que tendo convivido com ela irá se esquecer do jeito bonachão da Kiria em sua biz, vindo de madrugada embora, rindo de tudo o que acontecia? E vocês se foram. A pergunta agora não te mais resposta. Apenas um sentimento coletivo de saudade que nos invade, enche os olhos de lágrimas e nos faz perceber quanta falta vocês farão para todos nós. Somos cristãos, e acreditamos numa ressurreição na qual todos, vamos nos encontrar com aquele que nos criou. Mas também somos humanos e nesse momento o humano fala mais alto. Por isso que a perda, a partida de vocês duas machuca e fere tanto nós todos. A vida pode ser comparada a um grande trem de ferro no qual embarcamos ao nascer. São várias “estações” que atravessamos durante nossa existência. Alguns passam por muitas, outros por poucas, mas todos atravessamos as estações. Até que chegamos em uma que os pessimistas chamam de morte, mas nós preferimos chamar de vida eterna. O momento que passamos desta dimensão para uma outra muito maior, muito mais feliz, muito mais tranqüila, onde não se sofre, não se chora e não se perde aqueles que a gente ama. Chegou o momento de vocês atravessarem essa dimensão e chegaram na estação de vocês. É certo que não entendemos porque ela chegou tão depressa a vocês, mas não nos cabe questionar a vontade divina, mas apenas aceita-la. E nesse momento mesmo que não possam responder a pergunta que fizemos de onde estão recebam o abraço, o carinho, o sorriso que não pudemos dar na despedida. Nos perdoem daquelas vezes que não soubemos serem os amigos que deveríamos ser, as ausências injustificadas mas sobretudo encontrem a paz que merecem e que precisam. Por um tempo a pergunta não terá resposta, até que a gente se encontre todos, na outra dimensão para a qual vocês já foram, e lá, com sorriso, aquele mesmo sorriso contagiante da Ione, e com o mesmo abraço apertado da Kiria, nos encontraremos de novo e seremos todos felizes. Um abraço de saudade, uma lágrima pela perda. Vão em paz.

Homenagem de todos os amigos da família de IONE GARCIA BARBOSA e KIRIA GARCIA BARBOSA.

Serra Pelada (Lagoa) em 25 de junho de 2013.