SAFIRA TORRES DE MENEZES, MAIS UM ADEUS

O tempo passa e, ao continuar a viver, ganhamos novos parentes, construímos novas amizades e aos poucos recebemos novas carícias positivas que nos enriquecem de afetos.

Com o passar dos anos também, várias pessoas a quem amamos, pessoas que com seu amor, sua amizade e seu carinho nos plenificavam e nos tornavam importantes, vão nos dando adeus. Partem e deixam seu espaço vazio em nossas vidas, porque cada uma delas é única e ocupa o lugar que era somente dela.

Assim, costumo dizer que ficamos mais pobres quando alguém importante para nós se vai.

Ontem se despediu Safira Torres de Menezes, minha sogra, mulher forte, batalhadora, mãe, avó, bisavó, sogra, parente e amiga amorosa e dedicada que renunciava ao seu descanso para estar disponível, para sempre servir com alegria.

Safira é da cepa de grandes mulheres que tive a felicidade de conhecer e que deixaram belos exemplos para sua descendência e para os que admiram as sábias e grandes pessoas.

Uma convivência estreita, de mais de quarenta anos, me credencia a ressaltar suas qualidades, enaltecer sua sabedoria, despida de sofisticação, mas sabedoria pura recebida de seus ancestrais e que a cada dia cresceu com as diversas situações difíceis que enfrentou na vida.

Antonia Roza

Sobre Safira Torres de Menezes veja a homenagem feita quando do seu aniversário de 80 anos.

http://www.recantodasletras.com.br/discursos/2106003