TIAnidade

Dizem que a maternidade muda as pessoas. Disso, eu não sei! Ainda não sou mãe, mas deve ser algo realmente indescritível! Mas vou falar de algo que eu conheço bem: a TIAnidade.

A TIAnidade começa assim: você recebe uma notícia maravilhosa de que vai ser Titia, mas ainda é muito cedo pra divulgar. Do nada, de um segundo para o outro, seu coração tem espaço para mais uma pessoa e passa a amá-la incondicionalmente. Mas como ainda é muito cedo para gritar aos quatro cantos que você vai ser Titia, você controla aquela alegria incontrolável, sem poder contar pra ninguém, só podendo dar pulinhos de felicidade ao lado dos futuros Vovôs e Vovós, Titios e Tias, Tivó e Bisavó que também estão curtindo suas VOVÓnidades, TIA(O)VÓnidades e BISAVÓ(Ô)nidades.

E aquele serzinho que você ama desde o dia que ele é do tamanho de um caroço de feijão vai crescendo, ficando fortinho, até que um belo dia já está do tamanho de uma lima da pérsia e você já pode falar pra todo mundo: “Eu vou ser Titia!!! O bebê já está do tamanho de uma lima da pérsia.”

- Parábens! Desejo muita saúde e felicidade! – uns dizem.

- Primeiro(a) sobrinho(a)?

- Sim – respondo.

- A lima da pérsia é aquele limão com bico?

- Sei lá! Vou ser Titia! Lima da pérsia, bebê, Titiaaaaaaaaaa!

O tempo passa...

- O bebê já está do tamanho de uma maçã!

- Que legal!!

Durante um mês deixei de comer maçã e nos meses seguintes deixei de comer muitas outras frutas e legumes...

Até que chega um dia que ele está pesando 450g (quase uma embalagem de margarina!) e o médico fala com absoluta certeza que é um menino! O bebê tem pipito! Em uma família de pipitAs, finalmente um pipitO! E ele já tem nome: Da-vi! Invertendo as sílabas: Vi-da! É a vida que se renova!

A fatura do Amex já está no limite, pois você quer comprar (e compra!) o mundo pra ele. Bodyzinho fofinho, camisa polo de gente grande, casaquinho, bermudinha, cuequinha... Você perde a noção de tudo!

Você chega num momento que só pensa nele e deixa de comprar aquele e vestidinho preto indefectível para comprar um conjuntinho de camisa , calça e cinto combinando pra ele! Infelizmente, no Brasil, artigos de bebê são muito caros... Mas, tudo bem! Você acha que vale a pena investir naquela roupinha que ele só vai usar uma vez na vida e nunca mais...

Ultrasssom pra cá (o pipito é grande!!!), ultrassom pra lá e o bebê vai crescendo sadio e com muito amor (mas muito amor mesmo!). E quando você vê o bebê está grandão e a barriga da mãe dele não pára de crescer! Passa muito rápido!

- Será que ele vai gostar de mim?

- Claro que vai!

- Mas ele tem pipito! Eu sou menina, na minha família só tem menina, não sei n-a-d-a de meninos! Como serei Tia de um me-ni-NO?!

Acho que vou descobrir aos poucos como é ser Tia de menino.

E a barriga não pára de crescer... Até que um dia ele já está do tamanho do quê? Uma melancia? Existe algo maior que uma melancia?

- Uma melancia de Itu?

É verdade! O bebê já estava do tamanho de uma melancia de Itu! Os pobres pés da mamãe do Davi estavam redondos!

- Ai m-e-o D-e-o-s! E o chá de bebê?

O tempo passa depressa mesmo e o chá de bebê não tinha sido organizado! De um lado tinha uma Tia Arquiteta virando as noites projetando o quarto do bebê; do outro, uma Vovó Maneta internada no hospital e, em algum outro lado, uma Tia Discordenada!

- Ok, ok! Eu organizo o chá de bebê, mas tem que ser lo-go, o bebê está quase nascendo!

E são nos momentos de crise e de pressão que você vê do quê você é capaz mesmo sendo genuinamente descordenada. Seus dias passam a render mais: aquele momento entre meia noite e seis da manhã, tão inúteis, passam a ser utilizados para a confecção da decoração do chá de bebê e seu horário de almoço vira uma expedição ao SAARA em busca dos melhores preços (é por um bom motivo...)!

- Eu sei, eu sei! Eu exagero no drama, mas é sempre pensando em você, querido leitor, tão ansioso lendo estas linhas...

Dramas à parte e passado o chá de bebê - sucesso total, by the way! -, é esperado o grande dia! Surge o “Bolão do Davi” com apostas sobre o dia que o Davizinho iria nascer, uma incógnita visto que a mãe dele resolveu dar à luz da forma tradicional (aiiiiii minha pipiiiiiitaaaaaaa!!!!!).

Expectativas e apostas em alta, mas infelizmente não tivemos um vencedor. O Davi partiu desse mundo quando estava a caminho, quase chegando à estação mundo real. Ele chegou a ver a luz, mas seu coraçãozinho doce não aguentou. Não há consolo para essa fatalidade.

Davi, a Tia te ama, sempre te amou e sempre vai te amar. Embora nunca o tenha conhecido, sempre guardarei boas lembranças. A vida, Davi, nos ensina muitas coisas, entre elas aprendemos quem nem tudo tem explicação.

Fica em paz, meu amor!

Tia Gi

Esse texto escrevi em homenagem ao meu sobrinho Davi, quando ele ainda estava na barriga da mamãe dele. Infelizmente o final mudou...

Gisela Andrade
Enviado por Gisela Andrade em 22/06/2013
Reeditado em 22/06/2013
Código do texto: T4353865
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.