Quem Sabe ?

O texto abaixo ,é para homenagear Antonio Carlos Gomes , ou, simplesmente Carlos Gomes , um tanto esquecido.

Carlos Gomes foi sem nenhuma dúvida, o grande acontecimento da Música Clássica Brasileira Nasceu em Campinas-SP , e 11 de julho (eu também sou canceriana), de 1836 . Foi também o maior compositor operístico do séc. XIX. Teve 25 filhos -isso mesmo-25 filhos . Escreveu a ópera "O GUARANI", baseada no romance de José de Alencar , mas , antes disso escreveu "QUEM SABE"? É uma composição musical, a qual ele chamava de "modinha". Esta composição é de uma beleza inigualável, tanto na letra ,como na melodia e nas interpretações de Francisco Petrônio , da velha guarda , também na interpretação opeperística de Denise de Freitas. Uma maravilha!!!; a qual ele denominava modinha,como já disse. Era maçônico. Escreveu muitas outras obras, fantásticas , indo posteriormente para a Europa , onde se fixou em Milão , ao norte da Itália. Isso graças a Pedro II que lhe presenteou com uma bolsa para que ele terminasse e aprofundasse seus estudos.

A estréia de "O Guarani" foi em 1870 no teatro Scala de Milão.O Guarani é a única ópera brasileira-americana , até hoje fazendo grande sucesso e apresentada frequentemente nos teatros do mundo inteiro.

Carlos Gomes veio a falecer em Belém, a 16 de março de 1896.

QUEM SABE ?

Tão longe, de mim distante

Onde irá, onde irá teu pensamento ?

Tão longe de mim distante

Onde irá, onde irá teu pensamento ?

Quisera saber agora

Quisera saber agora

Se esqueceste,

Se esqueseste o juramento

Quem sabe se és constante

Se ainda é meu teu pensamento

Minh'alma toda devora

Na saudade

Da saudade agrotomento.

Tão longe de mim.....( repete)

Autoria: Carlos Gomes

*****************************************************

kalena
Enviado por kalena em 13/06/2013
Reeditado em 13/06/2013
Código do texto: T4338932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.