William Shakespeare em http://poetamorto.do.sapo.pt/Shakespeare.htm

Domingo, 12 de Maio de 2013

Este texto foi narrado por José João Bosco e representado pelos alunos Miguel e Jamely do 2º Etim, do ETEC DEP. ARY PEDROSO EM 11/05/13, PELA MANHÃ NJA SEMANA PAULO FREIRE. Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, em que são retratadas, frequentemente, pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Biografia e obras: William Shakespeare nasceu aos 23 de abril de 1564 em Stratford-Avon, Inglaterra. Ao morrer o pai, foi obrigado a trocar os estudos pelo trabalho pesado, passando a contribuir para o sustento da família. Guardava, entretanto, os conhecimentos adquiridos na escola elementar, na qual havia iniciado seus estudos de inglês, grego e latim. Além disso, continuou a ler autores clássicos, poemas, novelas e crônicas históricas. Aos 18 anos, casou-se com a rica Anna Hathaway, oito anos mais velha, com quem teve três filhos. Quando tinha 23 anos, foi sozinho para Londres. Nessa cidade teve vários empregos, o mais significativo foi guardador de cavalos em um teatro. Algum tempo depois, Shakespeare passou a copiar peças e representou alguns papeis. Mais tarde, virou sócio do teatro. E logo a seguir, tornou-se dono do teatro. Atribui-se a William Shakespeare a autoria de 38 peças, das quais se destacam Antony e Cleópatra, Rei Lear, Hamlet, Otelo, A Tempestade, A comédia dos erros,Romeu e Julieta.entre outros. É impossível estabelecer as datas exatas das obras de Shakespeare, mas pode-se classificá-las em quatro grandes grupos. As obras do primeiro período são marcadas por sonhos juvenis e pelo espírito exuberante. O segundo período foi o das grandes crônicas e comédias românticas. O terceiro período é marcado pela depressão e tristeza. No quarto período, A Tempestade foi um momento de reflexão da maturidade de grandes reflexões sobre o sentido da vida. Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que se destacou. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. Era o período elisabetano. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral. Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados à condição humana, são constantes nas obras deste escritor. No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, de 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada pelos historiadores. Frases de Shakespeare: - "Dê a todos seus ouvidos, mas a poucos a sua voz." - "Antes ter um epitáfio ruim do que a maledicência durante toda a vida." - "Ser, ou não ser, eis a questão." - "Sem ser provada, a paciência dura". - "As mais lindas jóias, sem defeito, com o uso o encanto perdem". - "Pobre é o amor que pode ser contado". - "Nada me faz tão feliz quanto possuir um coração que não se esquece de seus amigos".

Leia mais...

Postado por: José João Bosco Pereira às 01:34

William Shakespeare em http://poetamorto.do.sapo.pt/Shakespeare.htm
Enviado por J B Pereira em 12/05/2013
Código do texto: T4286243
Classificação de conteúdo: seguro