O DIA EM QUE JOÃO CÂMARA PAROU

Eu acredito que o Domingo de Páscoa é um dia muito festivo no Paraíso Celestial, porque é a ocasião em que se comemora a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acredito também, que a festa deste ano foi ainda mais alegre e muito mais especial. Isto porque, Deus – nosso pai todo poderoso – decidiu convidar para os festejos, uma pessoa singular, querida e amada por todos aqueles que tiveram a graça de desfrutar de sua companhia: MARIA DE FÁTIMA RAFAEL DE FREITAS.

Ela partiu. Deixou este mundo atendendo a um convite divino; convite ao qual nenhum de nós pode recusar. Nós, seus familiares e amigos, que tanto a admirávamos e a amávamos, ficamos tristes com sua partida. O céu, porém, está alegre e feliz agora que ela chegou para viver entre os anjos.

Fico imaginando sua chegada ao Paraíso, ocasião em que ela é recebida por sua mãe, minha querida tia, amiga e comadre: Creusa e sua amiga Luíza Nunes, que juntas lhe prepararam uma recepção surpreendente com a participação de uma orquestra formada por muitos anjos, entre os quais, o pai de Fátima, Manoel Avôete e os amigos: Agostinho, Bi, Deca, Geraldo Alves e tantas outras pessoas queridas que partiram antes dela.

Fátima Rafael partiu porque já havia cumprido a missão que Deus lhe destinou aqui na Terra, onde ela semeou valores como amor, generosidade e respeito ao próximo, à família e aos amigos.

Ela deixa órfão não apenas seu filho Thiago Bruno, mas Robson, Pedro, Ronaldo, Michel, Marina, Pablo, Martucha, Hugo, Rafael, Thalita, Jefferson, Luilson, Edineide, Rosinha, Dulce, Robinho, enfim, todos os seus irmãos de sangue e os de opção, todos os seus familiares e amigos para os quais ela foi uma grande mãezona.

Dentre as atividades que desempenhou em João Câmara, sua cidade natal, da qual jamais se separou, destacamos sua atuação como Secretária Municipal de Educação, como Vereadora e como professora da rede pública Estadual e Municipal.

Fátima partiu para realizar uma grande tarefa. Ela nos deixou para atender a um chamado de Deus. Estava faltando uma professora na Escola do Céu, então Deus escolheu-a para ocupar a vaga.

Seu funeral realizou-se no último Domingo de Páscoa (30/abr/2013), reunindo uma infinidade de amigos e familiares vindos de vários pontos do Estado, para dar-lhe um último adeus; prestar-lhe uma última homenagem.

Podemos dizer que a despedida de Fátima Rafael foi triste, porque são tristes todos os funerais. Porém, se pudéssemos dizer que existe beleza em um funeral, este foi o dela, porque a Cidade de João Câmara parou para dar-lhe o último adeus.

Estamos todos órfãos, porém conservaremos em nossa memória o legado que ela nos deixa, como a lembrança do seu sorriso e de sua alegria. Nossas festas já não serão mais as mesmas sem ela; sentiremos sua falta em cada encontro familiar, onde ela nos brindava entoando canções que encantava a todos.

Porém, confiamos na palavra de Jesus Cristo, quando afirma, que “todo aquele que Nele crê, não morrerá jamais; viverá eternamente”. Como cristãos confiamos nessas palavras e acreditamos que algum dia todos estaremos outra vez juntos, no Paraíso. (NL 02/abr/2013)