O que querem as mulheres?

Hoje, 08 de março, dia Internacional da Mulher, publico este texto dedicado à todas as mulheres do Recanto das Letras. É um relato muito lindo, atribuído a um dos Cavaleiros da Távola Redonda e o respeito que esse lendário fidalgo dedicava à MULHER.

Como todos sabemos muitas lendas são contadas a respeito da vida do jovem rei Arthur, o lendário rei inglês e de sua Távola Redonda. E essa é uma das mais lindas contadas a seu respeito.

Conta-se que certo dia o jovem rei Arthur foi surpreendido pelo monarca do reino vizinho ao seu enquanto caçava furtivamente em um bosque da propriedade alheia. Pego de surpresa foi levado a frente do monarca que o repreendeu e disse que poderia mandar matá-lo de imediato pois tal era o castigo para quem violasse as leis da propriedade. Contudo, se comoveu ante a juventude e a simpatia de Arthur e lhe ofereceu a liberdade, desde que no prazo de um ano trouxesse a resposta a uma pergunta difícil. A pergunta era: “o que realmente as mulheres querem?”.

Tal pergunta deixaria perplexo o homem mais sábio, e ao jovem Arthur, não foi diferente, lhe pareceu impossível respondê-la.

Contudo aquilo era melhor do que a morte, de modo que ao regressar ao sei lar, começou a interrogar todas as pessoas de seu reino. A princesa, a rainha, as prostitutas, os monges, os sábios, o palhaço da corte, em suma, todos e ninguém soube lhe dar uma resposta convincente. Porém, seguido de suas respostas nem sempre convincente, todos o aconselharam a consultar a “velha bruxa” porque somente ela saberia a resposta.

O preço seria alto, já que a velha bruxa era famosa em todo o reino pelo exorbitante preço cobrado por seus serviços.

Chegando o último dia do acordado e Arthur não teve mais remédio, senão recorrer à feiticeira.

Ela aceitou dar-lhe uma resposta satisfatória, com uma condição. Primeiro teria que aceitar o seu preço: ela queria casar-se com Gawain, o cavaleiro mais nobre da Távola Redonda e o seu mais íntimo amigo. Que na realidade era seu sobrinho.

O jovem Arthur a olhou horrorizado. Era feíssima; tinha um só dente, desprendia um fedor que causava náuseas até em um cachorro. Fazia ruídos obscenos; Arthur, nunca havia topado com uma criatura tão repugnante em toda sua vida.

Contudo, Arthur se acovardou diante da perspectiva de pedir a um amigo de toda a vida para assumir essa carga terrível. E retornou ao palácio preocupado.

Não obstante, ao inteirar-se por terceiros, do pacto proposto como condição a questão de vida de Arthur, Gawain afirmou que aquela proposta não era um sacrifício excessivo em troca da vida de seu melhor amigo e tio.

Ao retornar o diálogo com a bruxa, essa, em sua sabedoria infernal disse para Arthur: “ Sabe Arthur, o que realmente as mulheres querem é: SEREM SOBERANAS DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS”.

Todos souberam no mesmo instante que a feiticeira havia dito uma grande verdade e o jovem rei Arthur estaria salvo.

Assim foi o que aconteceu.

No dia e hora marcados - já havia se passado um ano - ao ouvir a resposta, o monarca vizinho achou a resposta satisfatória e lhe devolveu a liberdade.

Trato feito trato cumprido.

Gawain iria se casar com a bruxa.

Porém, que bodas tristes foram aquelas... Toda a corte assistiu e ninguém se sentiu mais desgarrado entre o alívio e a angustia do que o próprio rei Arthur. Gawain, entretanto, se mostrou cortês, gentil e respeitoso. A velha bruxa para desespero de causa, usou de seus piores hábitos. Comeu sem usar talheres, emitiu ruídos estranhos e um mau cheiro, quase que insuportável, exalava de suas vestimentas.

Após os festejos, quando Gawain, já preparado para ir para a cama e aguardava sua esposa, ela apareceu ...........como a mais linda e charmosa mulher que um homem poderia imaginar.

Gawain ficou estupefato e lhe perguntou o que havia acontecido. A jovem lhe respondeu com um sorriso doce que, como ele havia sido cortes e muito educado com ela, a metade do tempo se apresentaria com o aspecto horrível, como uma bruxa, e a outra metade com aspecto de uma linda donzela. Então ela lhe perguntou: “qual dos aspectos você preferia para o dia e qual para a noite?”

Que pergunta cruel. Gawain apressou em fazer cálculos....”poderia ter uma jovem adorável durante o dia para exibir a seus amigos e a noite, na privacidade de seu quarto, uma bruxa espantosa; ou quem sabe ter de dia uma bruxa nojenta, rabugenta e asquerosa; e uma jovem linda e exuberante nos momentos íntimo de sua vida conjugal à noite?”.

Vocês amigos leitores, digam-me, o que teriam preferido? O que vocês teriam escolhidos?

A escolha que fez Gawain foi a mais sábia, porém, antes de sabê-la, amigos leitores, tomem sua decisão. É muito importante que sejam sinceros com vocês mesmos. Já escolheram sua resposta?

Pois o nobre Gawain, respondeu: “ minha amada esposa, ( nesse momento ela se encontrava na pele de uma linda donzela ) deixo que você mesma escolha por si como se apresentará.”

Ao ouvir a sensata resposta ela anunciou que seria, então, uma linda donzela de dia e de noite, porque ele a havia respeitado como MULHER e permitido que ela fosse dona de sua vida, de seu próprio destino.

Não é lindo e gratificante quando há o respeito?

Moral da história: não importa se a mulher é bonita ou desprovida de beleza. Ela se transformará de acordo com forma que você, homem, a tratar.

À todas as mulheres leitoras e escritoras do Recanto das Letras minhas homenagens pelo Dia Internacional das Mulheres.

Quanta coisa linda emana de ti mulher, doce e amada criatura: amor, carinho, ternura.....

À ti mulher, cheia de mistérios e encantos mil, inteligente e sensível.....que sejas bem aventurada.

Bem aventura a mais linda criação de nossos pais.

Feliz Dia Internacional da Mulher!