PATATIVA DO ASSARÉ - O PÁSSARO POETA
Antônio Gonçalves da Silva, dito Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará.
Como todo bom sertanejo, Patativa começou a trabalhar duro na enxada ainda menino, mesmo tendo perdido um olho aos 4 anos. No livro 'Cante lá que eu canto cá', o poeta dizia que no sertão enfrentava a fome, a dor e a miséria, e que para 'ser poeta de vera é preciso ter sofrimento'.
Patativa só passou seis meses na escola. Isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Não teve estudo, mas discutia com maestria a arte de versejar. Desde os 91 anos de idade com a saúde abalada por uma queda e a memória começando a faltar, Patativa dizia que não escrevia mais porque, ao longo de sua vida, 'já disse tudo que tinha de dizer'. Patativa morreu em 08 de julho de 2002 na cidade que lhe emprestava o nome.
VEJA MAIS: http://www.tanto.com.br/Patativa.htm
Hoje, com tantos recursos técnicos, audiovisuais, mídias diversas, ainda assim, é difícil para um escritor/poeta se projetar, e, alcançar a dimensão que alcançou este homem. Quando DEUS promete, se encarrega também de realizar o que julgamos impossível.
TEATRO SESC PATATIVA DO ASSARÉ - JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ