“Vivenciando a Felicidade”
Neste ano 2013, ano do Zagalo, estarei comemorando 170 anos de participações, em 3 instituições que estão me fazendo feliz.
 O LAGE – Lar Abrigo Amor a Jesus fundado em 14-07-1929, completará 84 anos e eu estarei fazendo 60 anos como voluntário, assim sendo o mais antigo de todos os voluntários. Nesses anos deixei participações na cozinha fazendo tortas salgadas para 120 pessoas e doces que levava a casa das meninas (atualmente só o abrigo dos idosos que funciona), onde cuidamos por uns anos juntos eu, Neliete (esposa) e Enedina (filha). Cuidei de horta, plantas ornamentais e há alguns anos venho participando com músicas e jogos de sinuca tirando a solidão dos idosos. Raros os dias que não posso ir das 13 hs até as 16:30 hs. Faço músicas para datas comemorativas e para a Festa do Kilo. Estar presente me enche de alegrias.
 O Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Pestalozzi fundado em 15 de julho de 1962, completará 51 anos em 2013. Farei 50 anos de participações ativa, desde sua fundação aos dias de hoje com muita dedicação e levando a palavra de Cristo. Foi onde encontrei uma nova vida e sou muito feliz.
 A Semana do Fazendeiro fundada em 15 de julho de 1929 estará com 84 anos e eu com 60 anos, iniciei a frequentar aos 19 anos quando meu pai me levou. Foi um aprendizado muito importante, que ao valorizar minha propriedade fui premiado com 1 medalha municipal, 1 medalha regional, 1 medalha estadual e a Nacional recebi a Deusa da Agricultura no Palácio da Alvorada com a presença do presidente Sr. João Batista Figueiredo. Na época fiz o Hino do Produtor Rural, fizemos um coral e cantamos para o presidente. O Sr Ministro Stable disse que só não foi oficializado por causa do refrão carnavalesco. Em 2009 a Semana do Fazendeiro completou 80 anos, fiz uma música em sua homenagem, tive a oportunidade de cantar o 1° verso nos programas da Globo: Bom dia Brasil e Globo Rural. Em 2012 fui convidado a fazer uma homenagem aos fazendeiros na abertura da Semana do Fazendeiro. Muito tenho a agradecer a Universidade de Viçosa, momentos de aprendizado e crescimento.
Joacyr S. Knust – 16/05/1934