= O VERDADEIRO HOMEM =

Ante o falso ideal, a vaidade, a soberba , o cinismo, e a inconveniência de poucos, elevavas a voz com natural sensibilidade e humildade.

Ante a falácia e a mentira, preferias a verdade, ainda que às vezes fosse dura de expressar, pois sabias que ela tem o brilho ofuscado, porem prevalecia para sempre.

Ante o descontrole crescente da imoralidade, as glórias vãs, a corrupção das mentes, as injustiças sociais, ao maquiavelismo implacável; levavas a conta da tua consciência e de tua insuspeita moral.

Ante o fanatismo crescente, e a indiferença de muitos, tinhas o dever de crescer baseado em análises, ns experiências, e nas superações dos defeitos, pois sabias que eras a célula “mater” da sociedade.

Ante a difamação e o preconceito, que destroça o bom caminho e desvirtua a mente, usavas a tua experiência e o teu magnânimo censo, na filtragem dos acontecimentos, impondo com discernimento e coragem a necessária correção.

Ante a ignorância peculiar dos seres viventes, apresentavas o antídoto do saber , como norma cotidiana.

Ante a dor, a impotência, o desespero, a opressão e perseguição; apresentavas o incorruptível caminho da justiça, e a aceitação das leis universais, porque sabias que jamais poderemos fugir das responsabilidades perante a emblemática de nossa existências. E,

Ante o vazio dos ideais, escolhestes uma vida dedicada a busca da sabedoria e o descobrimento de Deus, para ofereceres a verdadeira filosofia de vida a nós, e aos teus filhos.

Acadêmico Geremias Alves, ao finado Presidente Tancredo de Almeida Néves.