Homenagem a São Paulo-O Samba Paulista.

Vinicius de Moraes disse e cantou em suas músicas que o samba carioca nasceu lá na Bahia.E tem razão.O Samba de SP não.Nasceu no interiorzão,bem Caipirão,bem folgazão.Nasceu lá pelas bandas de Piracicaba e adjacências,mormente quando esta região plantava cana,antes do advento do café.Não foi a-toa que Piracicaba produziu umas boas cachaças e não sei se ainda hoje produz.Mas vamos ao Samba.A Cultura Popular Brasileira é fantástica,pois,se difunde através da religião católica,uma igreja pesada mas condescendente com os costumes locais do povo. Havia uma festa(não sei se ainda existe),no dia 6 de Agosto,festa de Bom Jesus de Pirapora,bem junto à Capital,dista uns 40/50 kms.Pois bem....nesta festa o interior próximo participava e vinha em caravanas de carros de bois,a cavalo,mulas até a pé.A Fé remove montanhas!!! E que festa havia!!! Tudo em louvor do Senhor Jesus.Os Negros e outros serviçais acompanhavam os patrões nesta empreitada que durava alguns dias até Pirapora.Os cavalos vinham todos enfeitados;a arraia-miúda ajeitava a melhor roupa pois era *Prá-Ver-Deus*.Quando chegavam ao destino,os patrões se ajeitavam em casas e cômodos alugados.Era festa para alguns dias.Os Negros e outros serviçais ficavam num rancho grande ajeitando-se como podiam.Enquanto não começavam os Ritos Católicos,os Negros aproveitavam para dançar a sua Música:O JONGO!!! Êta coisa boa! Era dança prá cá,era dança prá lá e Umbigadas e Tambores tocando forte,animando a Folia.Pois foi destas Festa Santas que surge o Samba Paulista: O Samba-de-Tambor e a Umbigada.Imagino que ainda hoje muita gente ainda festeje a data dançando e cantando à moda antiga.Não sei... O Samba que ia surgindo foi se propagando através dos Negros e outros de SP,tanto que Ele veio vindo de mansinho,de mansinho e foi tomando seu lugar.Há muito tempo atrás,lá na Barra Funda(bairro de SP),onde hoje está o Memorial da América Latina,juntava-se muita gente,principalmente Negros,e faziam batuques,ou seja,Samba mesmo! Os engraxates saiam lá do centro da cidade(Praça da Sé e adjacências) e desciam a Av.S.João em direção ao Largo da Banana(Barra Funda) para participarem da festança.Se não me engano,era aos sábados à tarde.E dá-lhe Samba!!! Daí a idéia de que o Samba em SP nasceu na Barra Funda.Não...nasceu no interior e veio se alastrando por este interior até a Capital.E se firmou na Barra Funda,e,posteriormente,no Bixiga(outro bairro de SP). É só conversar com o Oswaldinho da Cuíca,um profundo conhecedor das origens do Samba Paulista. Que Ele(o Samba Paulista)não veio da Bahia,isto tenho certeza. E vamos Sambar em Homenagem a Grande São Paulo!!!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 25/01/2013
Código do texto: T4103675
Classificação de conteúdo: seguro