Antônio Esteves de Faria (01/08/1935 - ), professor, poeta cristão e homem honrado, Divinópolis, MG, é sua terra natal.Escreveu PEQUENA HISTÓRIA DE UM GRANDE AMOR

Toninho da Lili dizia que "Maria é a Palavra de Deus encarnada! É quem mais encarnou o Amor, ficando grávida do único Amor que existe!" (2005, p. 83)

Lili, o lírio de Antônio Esteves de Faria; Lili é Marília de Nazareth Resende de Faria

Ele escreveu Pequena História de Um Grande Amor, um primor de livro, centrado em "fatos e experiências da vida de uma família feliz!"

PEQUENA HISTÓRIA DE UM GRANDE AMOR foi lançado em 2005, Editora Novo Rumo, Belo Horizonte, MG, 130 p., com a palavra Amor em vermelho, tem autobiografia, fotos, prefácio, preâmbulo, poemas, textos em prosa, depoimentos, agradecimentos, epílogo e as árvores genealógicas de famílias da Esposa e de seus pais.

O texto é articulado entre poemas e prosa, cujo objetivo principal é a memória de famílias e o encontro do autor com sua esposa Lili em 1953-4, veja a pág. 21.

Apaixonado pela vida, mesmo sofrendo com problemas de saúde, inclusive depressão, tudo enfrentou, com a oração, meditação, missa, confissão, ajuda da família e amigos: deixou-nos o exemplo vivo e prático de amor ao próximo e capacidade de perdoar.

Além das atividades docentes, dedicou-se à família com esmero e carinho inigualáveis, amado por seus filhos e esposa fiel.

Participou da radiodifusão de mensagens católicas durante anos.

Foi congregado mariano, focolarino casado, vicentino, animador litúrgico e sempre pronto a elevar a cidade à frente com sua palavra, textos, poemas, citando várias vezes como defendeu os interesses coletivos diante dos homens públicos e amigos e conhecidos...

Como educador, procurou ser ético, firme, leal, cristão, tudo oferendo a Deus e aprovando projetos voltados à educação, ampliação e cobertura de praças esportivas, indo ao encontro dos alunos com dificuldades, respeitando o colegiado, corrigindo alguns professores egoístas e não prudentes, sempre perdoando as incompreensões e calúnias...

Há um caso de perdão comovente: ele conseguiu reconquistar um dos professores que durante anos o perseguiu...

Foi ministro da Eucaristia e do Batismo na Igreja Bom Pastor de Divinópolis, MG.

Em 13 de julho de 2008, Toninho & Lili comemoraram as bodas de Ouro de casamento em Divinópolis, MG, na Casa do Rotariano., com missa e almoço em seguida.

Eu tive a honra de conhecer e partilhar e realizar a correção de seu livro.

Eis o Professor Toninho,

E que alegria conhecê-lo;

Amigo que vem mansinho,

seu valor vou enaltecê-lo.

FONTE:PEREIRA, J. J. Bosco. E DIVINÓPOLIS SE FEZ POESIA. mímeo. 2008, p. 170.