São João de Deus (1495-1550)

São João de Deus, de seu nome João Cidade (Montemor-o-Novo, 8 de Março de 1495 – Granada, 8 de Março de 1550) é um santo da Igreja Católica Romana que se distinguiu na assistência aos pobres e aos doentes, através de um hospital por si fundado em Granada, em 1539.

Criou a ordem dos Irmãos Hospitaleiros para o ajudarem nessa missão e noutras extensões que viriam depois a surgir.

Índice [esconder]

1 Biografia

2 Referências

3 Ligações externas

4 Bibliografia

5 Ver também

[editar]Biografia

João Cidade, filho de André Cidade e de sua mulher Teresa Duarte, deixou Montemor-o-Novo aos 8 anos de idade e dirigiu-se a Oropesa onde foi pastor de ovelhas. Alistou-se no exército e tomou parte na conquista de Fuenterabia, então ocupada pela França. Ao abandonar a vida militar, voltou ao ofício de pastor em Oropesa, Sevilha, Ceuta e Granada.

Depois de várias vicissitudes volta para casa, mas, encontrando os seus pais mortos decide voltar a partir.

Há quem diga que terá feito a peregrinação à catedral de Santiago de Compostela e que, nessa altura, terá ficado tão impressionado e exaltando o seu espírito religioso.[1]

Mais ainda, em Granada, quando ouviu os sermões do padre São João de Ávila e aí confessou publicamente todos os erros da sua vida passada e para mais clara demonstração do seu arrependimento, andou percorrendo a cidade ferindo o peito com pedras, e manchando o rosto com lama. Devido ao seu estado lastimoso foi dado como louco e internado num hospício, onde permaneceu muitos anos.

Com um espírito mais sereno, para o qual contribuiu o referido padre, João Cidade saiu do Hospício e foi visitar o Mosteiro de Guadalupe. Voltando de seguida para Granada onde fundou em 1539 um Hospital para doenças contagiosas e incuráveis. Daí em diante dedicou-se ao serviço deste Hospital. Fundou assim a ordem dos Irmãos Hospitaleiros, a qual foi confirmada, debaixo da regra de Santo Agostinho, pelo Papa Pio V em 1 de Janeiro de 1571.

João Cidade foi beatificado pelo Papa Urbano VIII em 28 de Outubro de 1630 e canonizado em 16 de Outubro de 1690, pelo Papa Alexandre VIII, sendo no entanto a sua Bula expedida após a sua morte, pelo seu sucessor Papa Inocêncio XII

São João de Deus , é o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros. A sua memória litúrgica é celebrada a 8 de Março.

Referências

↑ Colombo, Fray Felipe, Vida del Siervo de Dios Fray Gonzalo Diaz de Amarante, Madrid, 1678, p.15-16

[editar]Ligações externas

Biografia de São João de Deus (Paróquia de São João de Deus)

São João de Deus (em italiano/português)

São João de Deus na Catholic Encyclopedia (em inglês).

Sítio da Provícia Portuguesa da OH São João de Deus

Curia Geral

[editar]Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_de_Deus

Estátua de São João de Deus em Vilar de Frades, Barcelos, Portugal.

Redacção Quidnovi, com coordenação de José Hermano Saraiva, História de Portugal, Dicionário de Personalidades, Volume XIV, Ed. QN-Edição e Conteúdos,S.A., 2004.

PORTUGAL, Diccionario Histórico, Chorographico, Biographico, Bibliographico, Heraldico, Numismatico e Artistico Vol 3- Esteves Pereira e Guilherme Rodrigues - João Romano Torres Editores - 1907. Pág 33.

Oração do São João de Deus: Deus, nosso Pai, São João de Deus entregou a vida em favor de paralíticos, mancos, leprosos, mudos, inválidos, tinhosos, loucos, decrépitos, peregrinos e errantes. Por sua intercessão, vos pedimos, Senhor: não fechemos nossos corações aos desvalidos de nossos tempos, os que nossa sociedade de consumo, sempre “limpa” e bem cheirosa, mal consegue suportar, e que, como lixo humano, são confinados nos bolsões de miséria, nos asilos, hospícios e hospitais psiquiátricos. Senhor, dai-nos a vossa compaixão, para que busquemos, todos juntos, aliviar dores e sofrimentos.

Devoção: À prática da caridade

Padroeiro: Dos Doentes, Hospitais, Enfermeiros, Livreiros

FONTE: http://www.santoprotetor.com/tag/oracao-de-sao-joao-de-deus/