Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Rosana Lotto Maeta, educadora e poeta de São Pedro, SP, esposa do comerciante Maeta

Rosana Lotto Maeta (nascida em 11 de abril de 1953), de Santo André, SP, hoje aposentada, trabalho no balcão de comércio de material elétrico e hidráulico, junto com seu esposo Maeta e os filhos, depois de uma vida dedicada à educação local no município de São Pedro, São Paulo, como  professora, diretora e supervisora.
Maeta tem o comércio, um dos melhores em São Pedro, desde 1989, se não me falha a memória.
Rosana L. Maeta, além de ser admiradora de grandes escritores de nossa língua portuguesa como Cora Coralina, Pessoa, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, dentre tantos, reproduz o pensamento de Cecília Meirelles como epígrafe em seu livro UM POUCO DE MIM, ilustrado pela Marisa Lotto, com 33 páginas ou 33 poemas.
O lindo opúsculo poético contém o poema A Busca, que foi motivo de prêmio na comunidade e em concurso Gustavo Teixeira em 2011.
São poemas de versos livres e inspirados no olhar vivo e feminino sobre o cotidiano, a vida social e familiar.
Vale a pena ler e refletir Mulher, poema da p. 5; Meus medos na p. 7; o fenômeno Violência como negação do amor está na p. 10; o paradoxo da perda sentida com a volta da pessoa amada está na sensibilidade estonteante de Pesadelo na p. 13; o sentido bíblico do tempo (em que Cronos, tempo da história, se torna tempo salvífico de Deus em nós no Kairós, a hora de Deus, o tempo de Deus nos salvar em Jesus Cristo) está na p. 19; o espírito de denúncia está em Infância perdida em p. 23; o realismo crítico aparece na visão do jogo duro da vida como jogo duro de roer em Que Vida na p. 31 e, finalmente, o poema-pérola que brilha à luz do sol ou da lua diante da pupila paradoxal do eu-lírico em A Busca na p. 33.
Parabéns, Rosana, pela sua maestria e sua síntese ousada do real à luz de sua visão da vida e de sua fé em que se pode superar quase tudo e vencer a solidão, o egoísmo e o abandono, apesar de tanta dor, traição e injustiça que campeia o mundo afora.        
J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 19/12/2012
Reeditado em 19/12/2012
Código do texto: T4044331
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Joseboscolpp@bol.com.br ). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2304 textos (1290827 leituras)
14 e-livros (92 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/19 09:15)
J B Pereira