Oscar

O homem não é produto do meio, mas recebe influências, sim, e o Oscar Niemeyer colocava a ideia da paisagem do Rio em sua arquitetura; não existem formas retas na Natureza; quando vejo essas pessoas que dizem que foram não sei onde e viram as ruas limpas e tudo organizado, penso "mas eu sou tão desorganizado".

Deus me livre viver assim; isso pode ser bom para estrangeiros, mas não para nós.Quando vi a casa que o Oscar construiu para si, era quase como imaginei que seria a minha ideal; hoje mesmo estive num desses insípidos apartamentos modernos, cheios de cãmeras de segurança e gente infelliz. Claro, temos os desmoronamentos e o mau planejamento, mas é preferível a isso!Lembro de como achei difícil entrar no Memorial da América Latina e como era impossível atravessar aquela passarela; lógico, a sua arquitetura não é racional, como não são brasileiros, colombianos, bolivianos, gente excelente que conheci e nossos hermanos.

Mesmo sua obra não sendo a mais eficiente do ponto de vista racional, ela é a nossa cara; nela estão as curvas dos morros da Baía de Guanabara, as formas sensuais das mulheres, as formas arredondadas, como são as tabas indígenas, a improvisação e o jeitinho, e ...deixar tudo pra última hora, pois ´Brasília foi feita a toque de caixa!