Noites Em Claro - Agradecimento de Formatura do Ensino Médio aos Pais
Através de suas mãos vemos o mundo se colorir. Riscos antes sem sentido tomam formas. Cores que pintam e brincam com nossos pensamentos e ideias. Aquela imagem antes indefinida se torna tão real que parece ser possível toca-la. E em outros pontos formam-se abstratos que confundem nossa mente.
Percebo então que ao terminar a obra, desejam pendura-la numa parede, cuida-la, protege-la... Mas quem irá admirar? Talvez se a mantivesse guardada por mais tempo fosse possível arrumar aquele detalhe que nunca lhes agradou. Mas a tinta já secou! Sem contar que esse trabalho, feito por suas mãos, não é de domínio próprio. Vocês terão que expor uma hora ou outra. Sim, talvez outras pessoas não a trate com o mesmo cuidado, não a proteja do sol, da chuva, do vento...
Vocês, os artistas com o conhecimento. Nós, um quadro em branco, sem base, tinta, verniz ou moldura. Assim é que lhes somos entregues. No decorrer do trabalho duro, há deslizes, alguns erros, tinta escura demais, clara demais. Em alguns pontos terá que ser refeito... Corrigido. Ou até reformado.
Pais e mães nos moldam, esculpem, colorem, passam valores, mostram o certo e errado. Cada um de nós absorve de uma forma tudo o que nos é transmitido. Algumas coisas acabamos negligenciando. Cometemos grandes erros, ações terríveis que gostaríamos de poder voltar no tempo para que não acontecesse novamente... Mas não dá... Vergonha, orgulho, decepção, alegria... Ás vezes até chegam a acreditar que somos um belo quadro com significados ruins, tamanha tristeza que causamos em alguns momentos... Acertamos também e assim tiramos sorrisos, gargalhadas. Então, o tempo passa, tomamos o pincel para nós mesmos e começamos a colorir sozinho os espaços deixados em branco. O que nem sempre dá certo pela falta de técnica, mas ainda assim nos arriscamos. É verdade que quando as coisas não saem como esperamos nossa vontade é correr e pedir ajuda para que concertem o estrago.
Assim é a vida. Pessoas que sempre estarão ligadas, conectadas.
Hoje, uma fase de nossa vida acaba para dar início a outra. Agora aprenderemos a caminhar com nossas próprias pernas, fazer escolhas.
Assim é a vida. Sabemos que tudo o que querem é nos poupar de situações ruins que já passaram, não desejam que soframos pelas mesmas coisas que lhes fizeram chorar. Querem apontar o caminho seguro, que nem sempre optamos por seguir.
Assim é a vida. Queremos fazer dar certo! Correr riscos, ganhar nossa experiencia, nossa história. E depois, passar tudo o que aprendemos para um quadro que também nos será entregue, em branco.
Obrigada, pai e mãe.