O Palhaço (pelo dia comemorativo)
Porta voz da alegria, onde chega tudo se modifica.
Fazendo da sua arte um encanto, distribuindo o elixir da alegra.
Sempre de cara pintada, nariz vermelho e cabelos eriçados.
De roupas coloridas e extravagantes torna-se um boneco atrapalhado
e desengonçado.
É o gênio da alegria, criador de sonhos e fantasias.
Transforma a tristeza em alegria, num simples gesto que faz.
Seu lema é distrair, seja criança ou adulto que estão ali para sorrir.
Mas, por detrás de toda essa alegria, tem um ser humano mortal.
Que tem casa e família, filhos alimentar e criar.
Tem sonhos e frustrações, igual a outra pessoa qualquer.
Ninguém sabe da sua vida, será que hoje ele pode colocar em sua mesa o pão e o leite?
Mas o palhaço brinca de faz de conta, fazendo as pessoas sorrir, esquecendo da sua própria tristeza.
Ele também enfrenta a vida, tem dissabores e dificuldades no seu dia-a-dia, mas não pode parar, a vida tem que continuar.
E de brincadeira em brincadeira, cantando, pulando, tirando gargalhadas do seu público ele vai brincando de ser feliz.
A vida do palhaço não é só fazer trapalhadas, ele ama, sofre, brinca
e muitas vezes fazendo de conta que chora, derrama lágrimas de verdade.
Quando o espetáculo acaba e a cortina se fecha, o palhaço vai embora
e no seu lugar fica um homem pensativo.
Sua apresentação agora não tem espectadores, sua atuação agora é da vida real é tentar arrancar risos dos seus filhos, mesmo não estando vestido de palhaço!
SP/12/2012*
Ps/ minha homenagem a todos os palhaços pelo seu dia, que com tanta maestria conseguem levar o riso onde há tristeza, e que muitas vezes sorriem disfarçando uma lágrima que teima em cair! (Cecília)