Morre o gênio Oscar Niemeyer



5 de Dezembro. Um dia que parecia estar passando desapercebido, sagra o Brasil de luto negro. Falece no Hospital Samaritano aos quase 105 anos de idade (faltavam apenas 10 dias para tal) o arquiteto projetista de Brasília e tantas outras obras na Europa, Estados Unidos e África, Oscar Niemeyer. Na verdade, tudo isso sabemos. Mas o que deve ser lembrado era a generosidade, a grandiosidade do ser que não acumulou fortunas pessoais e sim o bem estar dos amigos e da familia, enfim, do Brasil. Doou a moradia de Prestes, companheiro de comunismo, por pura convicção, dentre outros feitos que declaram o imenso coração do ser humano Niemeyer.
Lembro como exemplo o "disco voador" de Niterói, o edificio de São Paulo que é a maior estrutura armada do país, a catedral de Brasília (dentre tantos), até a sede da ONU em NY. E teve seu projeto do Maracanã recusado!
Lúcido até o último dia, em recentes complicações médicas, três internações no ano e com paradas respiratórias, deixa seu grande legado, a pouco relatado na exibição de “O maior brasileiro de todos os tempos” do SBT, onde teve posição de destaque. Não seria possível pensar a cara do Brasil sem Oscar. Um verdadeiro visionário, o definiria com este termo. Seguem singelos versos em sua memória e devoção. Obrigado velho Oscar, muito obrigado, segue seu merecido descanso.



De curvas perfeitas
Imaginação presente futurista
Jamais desfeitas
Na voz de qualquer jornalista

Perene construtor brasileiro
Idealizava fulgores de um país melhor
Maior, sobretudo bagunceiro
No sentido revolucionário de um olhar

Foste e és grande aos olhos nossos
Vai-te agora de assombro, deixe a fita
Aquela da inspiração divina dos vossos
Ou a célebre frase da fina bonita...




"Gosto de pensar na vida, de ficar sozinho e refletir sobre nossa própria insignificância"
OSCAR RIBEIRO DE ALMEIDA DE NIEMEYER SOARES (1907-2012)

CÉU EM FESTA