ANIVERSÁRIO DE MEU PAI

Para Luiz de Souza... Meu Pai

Publicação no início da madrugada de 15 de novembro de 2012

Hoje, 15 de novembro, meu pai faria aniversário. Retificando: Hoje, dia 15 de novembro, meu pai faz aniversário. O pai da gente nunca morre, logo, nunca deixa de fazer aniversário. Saúdo-te, Luiz, flor-de-lis, flor-de-luz, meu pai; saúdo-te em mais um aniversário teu. Em todos os dias 15 de novembro tu ficavas feliz, não porque fosse o dia do teu aniversário, mas, porque era dia de eleição, porque era dia da proclamação da república. Meu ex companheiro sempre disse e diz que a república veio para um país não preparado para ela. Não o sei. Sei de ti, republicano, comunista, Dom Quixote também, meu bem-amado pai, tu, ser de paz, pessoa justa o mais possível no dia a dia dos dias, ser com quem aprendi a respeitar o outro, os outros, ser crente no futuro melhor para a Espécie: que pena tenham se quebrado quase todas as coisas em que acreditaste, mas, que bom não as teres visto sendo quebradas, meu pai.

Muito obrigada, sempre, por teu legado maior, o sentimento de honra, pelo qual tenho tentado – não sei se sempre tenho conseguido – pautar os gestos da minha vida. Perdoa-me pelos fracassos, pai, releva os fracassos da tua filha. Pousa a tua mão de bênção sobre mim, para que eu prossiga fiel aos meus princípios, aos princípios que aprendi contigo. O preço é sempre muito alto, meu pai, sempre altíssimo. Tem sido causa de inomináveis solidões manter-me fiel ao que creio, ao que me ensinaste. Ajuda-me, pai, de onde estás, a fim de que eu consiga manter-me fiel aos seres para minha fidelidade, ainda que ao preço da muita dura incompreensão de alguns, ainda que ao preço de ainda mais renúncias, ainda que ao preço de ainda mais dolorosíssimos silêncios. Sei que me sabes, pai, sei que me conheces e reconheces. Eu o sei, minha flor-de-luz. Eu o sei. Muito obrigada, pai, por ser tua filha. Muito obrigada.

*****************************************************