PAULINHO DA VIOLA - ANIVERSÁRIO

No início da madrugada de 12 de novembro de 2012

Paulo César Batista de Faria, nosso Paulinho da Viola. Poeta, príncipe, rei, mestre do samba, venho saudar-te, humildemente, por toda a beleza que sempre nos trouxeste a todos; venho para saudar-te neste dia 12 de novembro de 2012, quando completas 70 anos.

Ah! “Foi um rio que passou em minha vida”: Portela querida; “Coisas do mundo, minha nega”: sempre as coisas do mundo, meu nego; “Sinal Fechado”: de quantos sinais fechados se tecem as múltiplas vidas! Os nomes de tuas obras-primas poderiam continuar a ser aqui citados... ah... poderiam... por muitas linhas e linhas...

Paulinho da Viola e a Velha Guarda da Portela. Paulinho da Viola e dos azuis sem fim, e das rodas de samba sem fim... e da saudade dos sambas partilhados, compartilhados... tantos sambas... tantos...

Paulinho da Viola, artesão, em sua oficina, em casa, a fabricar com as mãos tão hábeis, instrumentos musicais. Paulinho da Viola, a tocar junto com o filho e com o pai César de Faria, grande músico do conjunto Época de Ouro. Paulinho da Viola, presença ímpar nos mais autênticos pagodes da Música Popular Brasileira; Paulinho da Viola, de tempos mais limpos e mais felizes, de tempos de Outras Esperanças para este país do futuro.

Paulinho da Viola, em cuja voz e sambas ecoam muitas saudades infinitas de mim mesma. Ave, Paulinho da Viola, poeta, príncipe, rei, mestre do samba, cantor dos sentimentos mais fundos e autênticos da alma do povo brasileiro. Com minha hoje tão parca voz venho saudar-te, neste 12 de novembro de 2012, saudar os teus 70 anos, saudar-te a ti que não tens idade, eterno que és. Por tudo o que representas e sempre representarás na nossa história musical venho saudar-te, com o abraço mais fundo do meu coração. Esta fã desconhecida de Sampa, esta fã que já cantou músicas tuas, esta para sempre anônima de si mesma, mas com palavra ainda para saudar-te. Ainda. A ti, patrimônio musical do Brasil: Paulo César Batista de Faria: Paulinho da Viola. Feliz aniversário.

*****************************************************