Alto e Vivo
Não me lembro exatamente quando nos encontramos pela primeira vez. Talvez porque eu estava cheio de afazeres ou simplesmente porque não me lembro mesmo. O importante é o que aconteceu depois, e que estará sempre comigo.
Convivi com pessoas muito especiais, como minhas tias Colita, Esther, Genoveva, tia Dinah, que um dia se tornará santa pelo Vaticano ( Irmã Madre dos Anjos), e minha saudosa vó Maria. Meu pai e minha mãe estão comigo até hoje e desfruto de grande carinho e atenção da parte deles.
Mas você não é parente meu. Somente te conheci quando você já tinha mais de setenta anos. Aparência frágil, pele muito branca por causa do vitiligo, respiração fraca, porque tinha apenas um pulmão, enxergava pouco, o diabetes avançado, enfim, um homem provado pela dor. Apesar da estatura baixa e do corpo magro, você sempre foi alto em espírito, e vivo em sabedoria. Alto e vivo. Altivo. Seus pais quando te deram esse nome, parece que estavam adivinhando que um grande homem estava para nascer. E eles tinham razão. Mesmo sem estudo, você foi um farmacêutico prático, que curou muita gente, com suas fórmulas manipuladas. Nunca ganhou dinheiro com isso. Dizem que você tinha um grande defeito: gostava de brigas de galo. Ora! Perto de suas virtudes, isso é uma brincadeira de criança.
A maioria das pessoas passam pela vida sem saber o que é ter um amigo de verdade. Aquele amigo que aparece nas letras das músicas, nas novelas e filmes. Eu posso dizer com muito orgulho que tive um amigo, ou melhor, que tenho um amigo. Em um dos momentos mais difíceis da minha vida você não me abandonou. Ficou do meu lado, me dando força e esperança. Eu lembro que deu tudo certo.
Mas não estou escrevendo essas palavras porque um dia você me ajudou. Não. Isso é natural em você. Se todas as pessoas que você ajudou na vida te fizessem uma homenagem, creio que seria preciso muitos livros e cadernos para isso. Você me ensinou a lei da ação e reação, e que a paciência é uma grande virtude. Mostrou-me que o bom caráter e o otimismo devem andar juntos. Mas , somente agora, depois de muitos anos, é que comecei a entender isso. Reconheço que não sou espiritualmente evoluído como você, mas, é justamente isso que me faz ainda mais ser seu amigo.
Você se foi, eu me lembro bem. Mas continua vivendo intensamente dentro do meu coração, e tenho absoluta certeza que um dia vamos nos encontrar. Temos muita coisa pra conversar.
Até breve!
Amigo.