1- Todos nós já estamos acostumados a aplaudir os textos de Jacó Filho, o brilhante pernambucano sempre nos brindando com um conteúdo genial, enriquecedor demais, revelando um talento inesgotável associado a uma grande simplicidade e a um bonito sentimento de amizade.
 
Nessa homenagem, gostaria de destacar alguns comentários dele os quais ofertam lições divertidas e muito instrutivas.
Não são apenas opiniões somadas a elogios que ele traz, mas verdadeiras aulas através de observações e reflexões as quais confirmam a mente privilegiada do nobre escritor.
 
Lendo o perfil dele, o estimado poeta finaliza dizendo:
 
“Desde já, agradeço aos visitantes e visitados por essa troca de vida, que afinal, é o que colocamos nos nossos textos. Sou muito grato por essa oportunidade que o recanto das letras e vocês me dão.”
 
É linda a frase “troca de vida” como sendo aquilo que todos nós colocamos nos nossos textos!
 
2- Em alguns comentários esclareceu “É importante frisar que aprendemos quando lemos, escrever é apenas usar um pouco do aprendizado, e assim sendo, o lucro é sempre maior pra quem lê... “
 
Essa forma de pensar revela a humildade que gentilmente retribui ao escritor uma imensa sabedoria.
 
Noutro comentário diz “Adoro aprender, e é com este propósito que leio, raramente critico a opinião do autor, aceitando ou não, exceto quando se trata de interesse público... A riqueza vem da diversidade de visões, e pensar igual a mim, não vai me ajudar em nada... Assim sendo, vamos em frente com o máximo de autenticidade...”.
 
Considera importante respeitar a opinião alheia e reflete muito bem quando afirma que “a riqueza nasce da diversidade de visões”.
 
Você já pode perceber a qualidade dos seus comentários e, antes de continuar lendo, já deve estar aprovando essa homenagem.
 
3- Eu selecionei alguns comentários referentes a textos que publiquei.
Não pretendo citar o meu pensamento, porém enfatizar a visão do escritor Jacó Filho.
 
Num acróstico recente em que destaquei a cena na qual duas donzelas da novela “Gabriela” resolveram perder a virgindade, oferecendo a rosa aos namorados, Jacó comentou <<Conheci muita gente que casou sob a mira dum 44...>>.
 
Aí está o cativante bom humor dele ratificando o rigor das épocas mais tradicionais nas quais a honra tinha uma conotação muito diferente se comparada com o nosso século.
 
4- Num texto em que discuti se Dilma é nossa presidente ou presidenta, o poeta comentou <<Excelente trabalho... Se Ela representa a massa, e a massa está no forno, que tenha o nome que desejar...>>.
 
Há uma metáfora interessantíssima nesse comentário.
 
Ela representa a massa, ou seja, os anseios do povo o qual dirige, porém esse povo será “moldado” pelo forno (o governo) no qual Dilma também representa.
A presidenta deve representar a população, porém ela freqüentemente impõe a sua cara, o seu jeito, o seu estilo na condição inquestionável de governo.
Ela é o forno que prepara a massa.
Muito natural, portanto, que determine a forma preferida a qual as pessoas devem utilizar conversando com ela.
Preparando a massa do pão, o padeiro define a forma desse pão conforme desejar.
Sendo ela uma mulher, por que aceitar que a tratem como se fosse um homem?
Os homens foram os presidentes, ela é a presidenta.
 
Eis a mensagem que o comentário de Jacó Filho sugere.
Magnífico!
 
5- O meu texto gramatical que propõe eliminar o orgulho na hora de estudar Gramática contou com o seguinte comentário de Jacó Filho <<Excelente trabalho Ilmar, não tenho a pretensão de ser certinho e nem comecei estudar a nova grafia decretada por lei... Viajei o Brasil todo, e escutei a mesma coisa falada de mil formas diferentes, e todas certas, segundo quem, as expressou...>>.
 
Nessa opinião temos o excelente lingüista ironizando aqueles que insistem em apontar o certo e o errado.
 
É necessário valorizar o ato da comunicação, respeitando as particularidades de cada falante.
Por que, por exemplo, devemos destacar a forma de falar que a Globo estabeleceu como certa?
Faz algum sentido isso?
É muito legal ler “escutei a mesma coisa falada de mil formas diferentes, e todas certas, segundo quem as expressou...”.
 
Além disso, o escritor destaca uma resistência parecida com a minha em relação às mudanças ortográficas.
Nós dois achamos essa reforma uma bobagem.
 
Num texto meu que questiona adotar a opinião da maioria quando o assunto é Ortografia, Jacó escreveu <<Excelente trabalho mestre! Ainda me falta tempo pra ler as novas regras, e não sei se o farei... Se o poeta PODE CRIAR NOVAS PALAVRAS, farei de conta que o estou fazendo, quando escrevo as antigas... >>
 
Mais uma vez ele enfatiza a resistência que citei acima e apresenta uma “saída” genial.
Quando as regras ortográficas atuais pertencerem definitivamente ao passado (isso acontecerá a partir de 2013), ele, se escrever obedecendo às regras antigas, simplesmente estará utilizando neologismos.
Aplausos!
 
6- Num dos textos meus falando sobre a recente e histórica greve dos professores estaduais baianos, o grande escritor registrou <<Lamento ser pessimista, mas a ditadura populista será pior que a militar... Parabéns!>>
 
Nenhuma afirmação poderia ser mais coerente.
A imprensa, nessas eleições, está completamente amordaçada. Ninguém pode falar coisa alguma expressando o que pensa com liberdade.
É um absurdo!
Podemos, então, concluir que a democracia atual não é tão democrática quanto parece.
 
7- No poema que ressalta a indignação de uma valorosa médica denunciando o caos da saúde brasileira, Jacó Filho afirma <<Magnífico seu trabalho! Não podemos esquecer que o país tem um ministério de planejamento e outro da saúde, que trabalham juntos, e se estamos morrendo por falta de tratamento, não é por acaso, acidente ou desconhecimento, é de propósito...>>.
 
Podemos constatar o tamanho da precisão e profundidade na conclusão que Jacó oferece.
A melhoria da saúde brasileira depende do interesse dos nossos gestores objetivando cuidar de um povo sofrido, até o momento completamente abandonado.
Mudaram os nomes dos governantes e alguns detalhes nos seus discursos mentirosos, no entanto nada foi modificado quanto ao descaso bastante notório.
 
8- Seria possível aprender muito mais destacando outros comentários brilhantes de Jacó Filho, mas esses que apresentei já ratificam o talento do fantástico escritor, a personalidade perspicaz que ele revela e sua espontânea simplicidade.
 
Eu aprendo muito lendo os seus textos, seguindo as dicas apresentadas, aproveitando suas lições e podendo desfrutar também, conforme demonstrei, os seus comentários inteligentes, esclarecedores e repletos de conteúdo.
 
Considerando tudo isso, achei justo e oportuno desenvolver essa homenagem.
Espero que você aprove!
 
9- Atenção! A foto acima destaca uma palestra inesquecível que o nosso querido Jacó proferiu num auditório completamente lotado.
O tema era “Literatura, Paz e Vida”.
 
Perto da porta, no fundinho, estou em pé, pois eu havia chegado atrasado.
Garanto que, se fizer um esforço poético para recordar esse momento mágico e carregado de emoções, você conseguirá recordar os detalhes com precisão.
 
Faça um esforço!
Vale a pena!
 
10- Procure enxergar além da foto!
Tente superar os limites e obstáculos que fazem você ter a tola certeza de que não estava aí!
 
Por exemplo, no canto esquerdo, no fundo, eu identifico fácil a minha amiga Dora quietinha.
No lado direito, no centro, consigo visualizar a adorável Jeane sentada.
 
É fácil! Todos vocês estavam no auditório nesse dia.
Acredite!
 
Um abraço!
 
 
 
 
 
O Bahia venceu o Botafogo jogando uma bola que até holandês aplaudiu.
Clique e confira!

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/3909291
Ilmar
Enviado por Ilmar em 01/10/2012
Reeditado em 01/10/2012
Código do texto: T3909935
Classificação de conteúdo: seguro