PRIMO EUCLIDES, "TIDINHO" QUERIDO

Ele ja se foi deste plano há muitos anos mas, ninguém pode esquecê-lo na nossa família. Quando jovem aprontou todas, era um boêmio de primeira, um pouco doidivanas mesmo, a ponto de causar muita preocupação à minha querida prima de sangue, Maria do Carmo,sua esposa, e a seus três filhos, Lenira, Wagner e Liliana. Desde sempre, um ser amoroso, por todos querido.

Foi então, filhos já crescidos, a filha mais velha já com cerca de 20 anos, aconteceu o terrível acidente que o deixou, primeiro em uma cadeira de rodas, depois preso a uma cama. A partir daí foi surgindo, aos poucos, sua face angelical.

Todos os anos a família inteira, da cidade e vinda das mais diversas outras, bem como os "agregados", nos reuníamos, no dia 31 de dezembro e 01 de janeiro, na casa ampla, inacreditavelmente hospitaleira da minha prima Carmem (como sempre chamamos Maria do Carmo), de seu marido Tidinho, e de seus três meninos, na cidade de Mogi das Cruzes, onde, até hoje, mora a grande maioria das pessoas da família.

Tomávamos todas, comíamos de tudo, cantávamos, dançávamos e ainda na madrugada do novo ano saíamos todos em cortejo triunfal pelas ruas da cidade, com Tidinho à frente, em sua cadeira de rodas. Era um sentimento indescritível. Isso durou até que ele teve que ir para a cama, da qual não pôde sair mais. Pensam que algo mudou, que ele se tornou um ser amargo? Que nada, muito pelo contrário.

As festas foram perdendo o seu brilho original, claro. Todavia, ao entrarmos em seu quarto, nos aguardava o seu sorriso. Que sorriso,que aurora boa a do primo Tidinho para todos! E não só o sorrriso, a sua palavra. Não havia ninguém que entrasse triste em seu quarto e conseguisse dele, quarto, sair triste como entrou.

Hoje - os seus três filhos já com filhos adultos - rarissimamente os vejo, porque é quase impossível ir para lá. As festas de fim de ano prosseguem, em casas diferentes, onde muitos se juntam ainda, não como antes. Sei que a presença dele, nosso querido primo Tidinho permanece-nos, sempre: lá, na casa que ele habitou,com sua e nossa amada Carmem, também presença bem-vinda, sábio ser, que permanece entre nós; permanece em seus três filhos, nos parentes, nos amigos, em meu irmão; permanece em mim e em minha mãe. Nosso eterno Tidinho, flor-de-luz.

Singela homenagem, de primeira,nesta ainda manhã de 11 de setembro de 2012.