Carlinhos

Para o campeonato paulista de 1953, a A. A. Ponte Preta contratou vários bons jogadores: Valdir ex-jogador do Bonsucesso F. C., do Rio de Janeiro, já então no C. R. Vasco da Gama; ainda do Vasco da Gama trouxe Jansen, Hélio e Carlinhos; do Botafogo F. R. veio Carlito Roberto; do São Paulo F. C. veio Bibe; Andú chegou da Portuguesa Santista, Gatão, do S. C. Corinthians Paulista, Nininho da Portuguesa de Desportos, e Friaça que havia voltado para o Vasco (havia jogado no São Paulo F.C.).

Carlinhos era um lateral esquerdo e sua estreia na A. A. Ponte Preta aconteceu em 19 de abril de 1953 num amistoso contra o E.C. XV de Novembro de Piracicaba. Resultado da partida: A.A. Ponte Preta 1 x 3 E.C. XV de Novembro.

A Ponte formou com: Andú, Hélio e Valdir; Pitico, Lola e Carlinhos; Bruninho, Lauro, Nininho, Arlindo e Jansen. O XV de Novembro de Piracicaba formou com: Fernandes, Pepino e Idiarte; Cardozo, Armando e Aedo; Braguinha, Moreno, Xixico, Álvaro e Válter.

Pelo campeonato paulista de 1953, a primeira partida de Carlinhos pela Ponte, aconteceu em Santos, contra o Santos F.C. e o placar foi Santos 5 x 3 Ponte Preta. O Santos F.C. formou com Manga, Hélvio e Feijó; Cássio, Formiga e Nélson; Nicácio, Válter, Hugo, Vasconcelos e Tite. A A. A. Ponte Preta formou com Ciasca, Derém e Nenê; Pitico, Carlito Roberto e Carlinhos; Noca, Bruninho, Nininho, Bibe e Jansen.

O primeiro Dérbi disputado por Carlinhos pela Ponte Preta, aconteceu em 7 de janeiro de 1953, através de dados do historiador Sérgio Rossi, e teve como resultado: Guarani F.C. 3 x 1 A. A. Ponte Preta. A veterana formou com Ciasca, Bruninho e Valdir; Pitico, Carlito Roberto e Carlinhos; Noca, Gatão, Nininho, Bibe e Jansen. O alviverde campineiro formou com Paulo, Herbert e Palante; Valdir, James e Saraiva; Nonô, Augusto, Romeu, Piolim e Araraquara.

Carlinhos também participou da histórica goleada da Ponte Preta sobre o C. A. Juventus, na Rua Javari, em 8 de agosto de 1953: Juventus 1 x 7 Ponte Preta. A Veterana formou com Ciasca, Bruninho e Valdir; Pitico, Carlito Roberto e Carlinhos; Friaça, Gatão, Nininho, Bibe e Jansen. O C. A. Juventus formando com Valter, Sérgio e Severino; Vitor, Nicolau e Bonfiglio; Paz, Brazão, Harvei, Edélcio e Castro.

Carlinhos também participou de outra vitória histórica da Ponte Preta em cima da Portuguesa de Desportos, em 4 de setembro de 1953. A Portuguesa tinha sido o melhor time do Brasil em 1952, mas ainda era muito respeitada em 1953, mesmo não sendo mais a mesma equipe. O resultado da partida foi Portuguesa de Desportos 2 x 4 Ponte Preta. A Portuguesa formou com Cabeção, Nena e Floriano; Reinaldo, Brandãozinho e Ceci; Paraguaio, Zé Amaro, Ipojucan Edmur e Lierte. A Ponte Preta formou com Ciasca, Derém e Cação; Gonçalves, Pitico, e Carlinhos: Noca, Baltazar, Paulinho, Bibe e Friaça.

Devemos acrescentar que vimos, muitas vezes, Carlinhos jogar. Foi um bom lateral esquerdo, titular por vários anos. Pontas direitas do Brasil que haviam jogado contra a sua marcação diziam a mesma coisa. Era duro sem ser desleal, difícil de ser batido. Tinha um grande poder de recuperação.

O último jogo de Carlinhos pela Ponte Preta foi contra o Comercial F. C. de São Paulo. A partida aconteceu no dia 30 de dezembro de 1959 na Rua Javari e o resultado foi Comercial F. C. 0 x 3 A. A. Ponte Preta. A veterana formando com Nino, Brade e Derém; Bruninho, Pitico e Carlinhos; Nivaldo, Paulinho, Célio, Gamba e Adamastor. O Comercial F. C., de São Paulo, simpática equipe com sede na Praça Clóvis Bevilacqua e que seria extinto em breve já não era o mesmo time de outros tempos e formou nessa partida com Milezi, Alcides e Alan; Antoninho, Rubens e Bráz; Zeca, Dóquinha, Roberto, Dirceu e Luiz.

Laércio
Enviado por Laércio em 08/09/2012
Reeditado em 08/09/2012
Código do texto: T3871858
Classificação de conteúdo: seguro