Nota de Falecimento
- “Mon ami”. - ela disse, em meio a uma frase irrelevante da qual não me recordo. Mas aquelas palavras em um francês carregado, me fizeram lembrar você. É claro que você me vem a mente com freqüência, mas confesso, trato logo de esquecê-lo. Lembrar você dói demais. Quem sabe se você fosse um antigo amor, eu poderia escrever que dói, por ‘tudo que poderia ter sido e não foi’. O grande problema, meu grande amigo, é que tudo que poderia ter sido, foi.
Como diria o grande Piva: “direi as mais terríveis palavras, esta noite”, não deixa de ser verdade, ou como você mesmo disse certa vez, direi essas palavras ao vento, pois já não cabem mais em mim. Pra quem eu diria, agora que você se foi? Não poderia dizer a ela meu amigo, ela não substituiria seu lugar, quase que da mesma forma que você não substituiria o dela. Você mesmo sabe quão sentimental eu sou, mesmo que para comentar com a pessoa amada. Aliás, os grandes amigos, quando partem levam um pouco de nós, e é exatamente disso que tenho sentido falta desde que você se foi Mon ami... Você levou meu sentimentalismo quando se foi? Ele está perdido, chorando pelos cantos ou você o mantém guardo junto a si? Será que está guardado em seu pequeno quarto, em sua pequena casa... Como eu saberia? Onde você mora, meu amigo? Talvez viva agora em uma casa frondosa com um grande jardim, de um verde invejável que cheire a chuva o ano todo, e talvez lá tenha também um poço, onde você talvez encontre sua outra personalidade perdida. Oh, isso seria fabuloso meu amigo. Quem sabe, talvez, quando você se encontrar você volte, e quando voltar talvez você seja capaz de sorrir com aquela energia contagiante, e talvez... bom, talvez você ainda seja meu grande amigo em algum lugar.
Talvez quando você voltar eu tenha me encontrado também. Ora, eu reconheço meu amigo, sei que também parti. Acontece, que diferente de você, eu parti a muitíssimo tempo, se olhar para trás, consigo ver pequenos pedaços de mim lá longe... a perder de vista. Posso não ter conserto amigo, mas tenho saudade. E esta nota de falecimento não é da esperança de um dia voltar a te encontrar, é só uma lembrança da morte trágica que teve nosso passado. Não seja bobo, nós dois sabemos que todo passado é fadado a morrer, mas é triste a lembrança. E se meu sentimentalismo esta sumido, eis o saudosismo que me lembra tão tristemente você.
Então, jaz aqui, um tempo de felicidade e amizade que foi levado á um céu de lembranças, deixando órfãs a irmandade e a parceria, estabelecidas num passado que se foi.