Aos Pais

Antes mesmo de todas as coisas serem criadas, esta figura já existia no universo. Antes mesmo da primeira palavra ser pronunciada, este significado já havia sido dito. Antes mesmo de sermos gerados, já tínhamos, ao menos, um pai.

Muitas pessoas dizem ter mais afinidade com sua mãe do que com seu pai; o que é compreensível, uma vez que ficamos nove meses no seu ventre. Sentindo suas emoções e se alimentando daquele corpo. Mas o que muitos não sabem, ou não são valor, é que em muitos dos casos são os pais que dão a família o sustento, o suor, a força.

Não estou aqui para desmerecer a figura da mãe! Mas, para mudar um pouco a imagem da figura do pai como sendo aquele que levanta a mão para corrigir seu filho.

Quando crianças, antes mesmo de saber quem é Deus, acreditamos em um tal de ‘Papai Noel’. A regra para ganhar o presente é merecer, mas recebemos presente até quando não merecemos.

Acho que falta um pouco mais de consideração com a figura paterna... Ouço comentários sobre pais ausentes, como se eles não quisessem saber de seus filhos. Pais que trabalham o dia inteiro, ficam fora, não dormem em casa, não conversam, não escutam, não emprestam dinheiro, não se atualizam, não expressam sentimentos, não comparecem nas festas da escola e poderia ficar até o Natal citando... Mas acho que essas bastam.

E isso me fez crer que muitos não sabem o quão é difícil ser pai! Que muitos não sabem o quanto pesa carregar nos ombros a responsabilidade de uma família. De fazê-la crescer forte, não faltar nada, erguer com uma de suas mãos, já que a outra está secando as lágrimas de seu rosto, ou as de seus familiares. O que muitos não sabem é que muitas vezes, os pais, não comparecem nas festas da escola porque estão trabalhando para pagar o presente que receberão ao chegar em casa. O que não sabemos é que toda essa distância é criada por nós, filhos, que vemos os pais como juízes, carrascos, torturadores, e por aí vai. Não percebemos que toda essa distancia vem do fato de não querermos dividir nossos problemas com alguém que, possivelmente, nos punirá pelo que fizemos. O problema está em vermos os pais como grandes obstáculos e não como grandes pontes. E confesso: demorei a entender. Demorei a entender que um pai sente, sofre, respira. Demorei a entender que um pai de verdade sofre quando não há nada da dispensa de casa. Sofre por perder a apresentação no colégio, o primeiro dente caído, por não ensinar seus filhos primeiro sobre as coisas da vida, sofre por não ter, não estar, não ser. Demorei a ver meu pai como ponte; acho que até demorei a ver meu pai como pai, embora sempre o chamasse assim. Demorei a entender que os espinhos protegem as rosas, e não machucar quem as pegam. Por isso pais, sejam espinhos!

Não deixem chegar amanhã para fazerem o seu papel. Por mais que pareça tarde, nós filhos, precisamos de uma palavra sábia, de alguém vivido, alguém que tenha passado por, ou algo parecido. Pais, não esperem seu filho dizer ‘eu te amo’, digam primeiro, digam do nada, digam com força, digam pra fora! Não desperdicem momentos, criem momentos, sejam momentos. Não tenham medo de falar da sua dor para seus filhos. Poderemos até não ter o conselho mais sábio, mas, com certeza teremos o mais divertido! Não permitam que nada os afaste de seus filhos e nem vocês dos seus pais. Se sabem o quanto dói ter seu filho longe, não tem porque ser um. Pais sigam o exemplo de Deus! Criem, dê tudo o que for necessário, puna quando necessário, mas nunca, nunca lhes falte com o perdão! Somos jovens brincando de viver e até que a vida nos dê a primeira rasteira, cabe a vocês levá-la a sério.

Aos que tem pai ausente ou já falecido, não se sintam menos por isso. Foram criados, e isso prova que em algum momento os tiveram.

Aos que não podem ser, ou ter, não se martirizem tanto por isso! Existem várias formas de ser pai. A mais nobre de todas é dar amor!

Aos que são pais, desejo que possam desfrutar deste dia todos os dias do ano.

Ais que são avôs, pior pra vocês! Mesmo que em outra leva da família, vocês continuarão sendo os responsáveis! Com a diferença que ao invés de filho, os chamarão de netos ou bisnetos.

Enfim, aos pais biológicos, padrastos, avôs, pais de coração, criação, por opção (ou falta de), desejo um feliz dia dos pais! Não somente pelo dia de hoje, mas por tudo o que fizeram desde o ano passado até agora a ponte de receber novamente a nossa homenagem.

E para finalizar: sejam exemplo de tudo aquilo que desejam para seus filhos! Não percam fé, esperança, amor, confiança... Mas se vier a perder, recorram ao Nosso Pai do Céu! E o restante, Ele fará!