Piracicaba que eu adoro tanto...

Neste seu aniversário orgulho-me de dizer que sou: "Caipiraicab ANA"!

Piracicaba foi fundada em 1767 às margens do Rio Piracicaba, rio o qual foi vital para a região. No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar e do café, porém ainda na primeira metade do século XX a cidade entrou em decadência. Com o fim do ciclo do café e a queda constante de preços da cana-de-açúcar, a economia piracicabana estagnou-se. Isso foi revertido a partir do momento em que a cidade tornou-se uma das primeiras a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar.

A cidade de Piracicaba era conhecida nos anos 1910 como pérola paulista, devido ao nível intelectual avançado de sua população. Nesta época, duas tradicionais famílias piracicabanas, Pousa e Guerrini, comandavam o futebol amador no município. A família Pousa gerenciava o Esporte Clube Vergueirense, enquanto os Guerrini tomavam conta do 12 de Outubro. Em outubro de 1913, as duas famílias se reuniram e resolveram montar uma única equipe que representasse a cidade. Convidaram então Carlos Wingeter, cirurgião dentista e capitão da Guarda Nacional, para ser o presidente do clube que estava se formando com a fusão das duas famílias. Wingeter aceitou o convite prontamente, mas com apenas uma exigência: o nome do novo time teria que ser XV de Novembro, em homenagem à data marcada pela proclamação da República. Este foi o pontapé inicial para o surgimento do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, equipe rapidamente acolhida pela população piracicabana.

Hino do XV de Piracicaba

Salve XV de Novembro

Glorioso esquadrão

Na vitória ou na derrota

Esta em nosso coração

No basquete e futebol

É motivo de vaidade

Pioneiro da lei do acesso

Engrandece nossa cidade

Vamos XV para frente

Outra vitória conquistar

Destemido e valente

Só nos pode orgulhar

Vamos XV para frente

Outra vitória conquistar

A torcida está presente

Para sempre incentivar.

XV DE PIRACICABA - HINO OFICIAL e HINO CAIPIRA

http://www.youtube.com/watch?v=dSVX202IONoCáxara de forfe

cuspere de grilo

bicaro de pato

GOOOOOOOOOOOOR

XV

crá crá crá

XV

crá crá crá

asara de barata

nhéque de portera

já que tá que fique

GOOOOOOOOOOOOR

XV

crá crá crá

XV

crá crá crá

viemo numa combi véia

sem óio de breque

de orc de raibã

GOOOOOOOOOOOOR

XV

crá crá crá

XV

crá crá crá

carcanhá de bode

tocera de grama

já que tá que fique

GOOOOOOOOOOOOR

XV

crá crá crá XV

crá crá crá

trei veiz cinco

XV

youtube

http://agendaculturalpiracicabana.blogspot.com.br/