18+07+dia+do+trovador.jpg

Aos poetas/Trovadores Parabéns !


Quem já fez rimas de amor
traz no peito esse orgulho.
De sentir-se um Trovador
Nesse dezoito de Julho.


Pequena história da trova...
 “A trova é uma composição poética concisa. É um micro poema, o menor da língua portuguesa, que deve obedecer a características rígidas”,. É preciso que a trova seja uma quadra, ou seja, tenha quatro versos (em poesia cada linha é denominada verso). E cada verso deve ter sete sílabas poéticas, ser setessilábico. As sílabas são contadas pelo som. Ter sentido completo e independente.

o Dia do Trovador é comemorado nessa data por ser o dia do nascimento de Gilson de Castro (RJ), cujo pseudônimo literário é Luiz Otávio. “E por ele ter, juntamente com J.G. de Araújo Jorge, começado a estudar e propagar a quadra popular brasileira junto a um seleto grupo de poetas”, diz. Em 1960, depois de participar de um Congresso do GBT (Grêmio Brasileiro de Trovadores), em Salvador, Luiz Otávio implantou uma série de seções desta entidade no sul do Brasil.A  UBT (União Brasileira de Trovadores):
A trova é, hoje, o único gênero literário exclusivo da língua portuguesa. Originária da quadra popular portuguesa, encontrou campo fértil no Brasil, mas só depois de 1950 começou a ser estudada e difundida literariamente.
(Cultura-Brasil)



 
Vera Feliz
Enviado por Vera Feliz em 18/07/2012
Código do texto: T3784037
Classificação de conteúdo: seguro