IRATI- 105 ANOS
Sou um ser anônimo a pisar-te as ruas ante o olhar sereno de tuas janelas.
E nestes caminhos , plenos de presenças , leio tua história escrita em olhares da cor das safiras,na supressão de um “erre” quando da pronúncia,no áspero de mãos quando em cumprimentos.
Deixo embriagar-me de teus verdes segredos,servidos em taças de tuas araucárias.
E assim juntando-me à outros tantos anonimatos,abraçamo-nos na embriaguez de nossas almas singelas a partilhar sonhos e anseios,planos e esperanças,ainda que alguns desenganos tentem embaçar a visão dourada de trigais em flor.
Pois êste nosso jeito “ de ser Irati”,está espalhado sob o olhar da Santa a proteger os passos em nossas andanças,a por frases certas nestes ufanismos,em tantos bairrismos, que fluem dos peitos com febris orgulhos.
E o jeitão de ser desta nossa gente começa na “Quinze”,num café no Alcides,no saber das ´”últimas”na banca do Bene,e vai se ocupando dos espaços todos, nessa colméia encaixada num vale abençoado.
E sem que impere o asco da divisão de classes,abastados ou não,dão –se em cumprimentos em tuas esquinas todos irmanados nesta terra mãe.
Minha Irati,de céus inigualáveis,de serenas tardes,sinos e apitos...
Minha Irati, eu sempre te saúdo,buscando nos arquivos de minhas jornadas,alguns seres anônimos que em suas trajetórias rabiscam em silêncio uma parte da história.
O Senhor Moisés (o meu amigo Monza):77 anos!Garra,força e coragem.Otimismo e esperança delineando seus caminhos.Fiel confidente de tantos momentos .
Dona Vandinha: 76 anos! Sentiu na pele o rigor dos tempos.Infância e adolescência sofridas no sopé da serra da Esperança.Carrega uma fé inabalável e uma esperança ,tão verde quanto a serra, de que o mundo poderá ainda melhorar.Devota fervorosa de São João Batista,antes mesmo do soar dos sinos é presença jovial subindo a ladeira de pedras à caminho da igreja.
Sr.Joaquim das Chagas e Mariano Mierziewski.Lavram a terra,dela colhem espigas e mantém ainda a tradição das “jornas” triturando grãos em galpões e paióis recheados de lembranças.
Iratienses que escolhi para representar a tantos outros que igualmente fazem do dia a dia uma prece em louvor à nossa terra mãe.