MORRE DOM EUGÊNIO SALES

Gastar e me gastar ou em latim: IMPENDAM ET SUPERIMPENDAR.A frase nada enigmática para quem o conhecia, mas verdadeiramente misteriosa aos olhos dos comuns. Assim Dom Eugênio Sales rotulou sua luta dentro do clero.

Viveu muito mais que um simples cardinalato; fez história, constituiu padrões e se ausentou com o dever cumprido, como um lorde Cavaleiro Águia Branca.

Descrevê-lo somente em palavras é censurável, pois a história sólida e benéfica não se descreve com simples traços, sobretudo de um amador como eu. Eugênio Sales foi a equivalência das horas difíceis; o sujeito da boa definição; um desígnio irrefutável; a essência de uma nave enquanto de sua direção!

No meu ponto de vista a sua influência jesuítica contemplava o melhor de uma política de liberdade, sem esquecer-se de sua fé; era um homem em sempre ré união, pela gloriada igualdade.

Eu que não sou católico, mas que sempre admirei-o, hoje sinto-me em luto; os ecos de liberdade, de fraternidade e de igualdade dentro do Clero, perdeu força com a despedida deste bravo brasileiro. A ciência e o mito que já não se entendiam, sem Eugênio Sales ficarão cada uma num totem de diferentes anglos de visões; ele sabia reuni-las tão bem...

Que a Pomba Branca receba este Brioso Cavalariano do Fidedigno Arcano!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires é autor do Blog Crônicas do Imperador - www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 10/07/2012
Código do texto: T3769616
Classificação de conteúdo: seguro