CACAU

CARLOS SOARES QUINTÃO ( CACAU )

Falar sobre Cacau é fácil, principalmente, para aqueles que o conheceram.

Homem simples , esteve sempre presente nas diversas atividades de nosso município. Cacau nasceu no dia 05 de novembro de 1.905, na Fazenda Boa Esperança, em Calambau. Era filho de José Manoel de Araújo Quintão e de Dona Isabel Soares Quintão.

Na Igreja, na assistência à saúde, na política, na educação, na pacificação, em qualquer circunstância, estava sempre presente.

Como diz o ditado: "ao lado de um grande homem existe sempre uma grande mulher". Com Cacau era o que acontecia. A sua esposa Dona Pergentina Romualdo Quintão, sempre o acompanhava em suas atividades. Daí, esta homenagem ser estendida também a ela. Como dirigentes da Associação Social Sagrada Família, fundada em 25/08/50, desenvolveram em nosso município, várias campanhas comunitárias: No Lactário Sagrada Família, distribuíam o leite em pó para as famílias carentes. Na Campanha do Filtro, foram distribuídos centenas de filtros para as famílias da zona rural. Na Escola de Corte e Costura, a aquisição de máquinas de costura para as famílias menos favorecidas. Distribuíam, também, medicamentos, roupas e agasalhos.

Como Juiz de Paz , o Cacau procurou trabalhar sempre conciliando as partes conflitantes. Nomeado pelo Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, foi o primeiro ministro da Eucaristia de nossa paróquia, ajudando muito o pároco em suas atividades. Através do amigo e parente Arthur Quintão Vidigal, que era membro da Legião Brasileira de Assistência, conseguia auxílios para a Associação que administrava. A Associação de Caridade São José, de Nova Era, através de Pedro Maciel Vidigal e de Dona Ruth Guerra Vidigal , sua esposa, doou à Associação administrada por Cacau e Dona Pergentina um prédio escolar que hoje está alugado para a Prefeitura e onde funcionam a APAE e a Escola Municipal Pe.Chiquinho.

Sobre Cacau, o historiador Pedro Maciel Vidigal, seu dileto amigo, assim se expressou em seu livro Os Antepassados- I Volume- A sua terra :" Graças a sua capacidade de trabalho e a seus profundos sentimentos religiosos, a Assistência Social Sagrada Família tem podido realizar em nosso município muitas obras de alto interesse para a comunidade. Entre elas se destacam a proteção à maternidade e à infância; a campanha a favor de uma horta, um filtro e uma fossa na zona rural, entre as famílias carentes de muitas cousas ou de tudo; o tratamento dos enfermos em estado de miséria, através de medicamentos e de internação nos hospitais de Ubá e de Senador Firmino; o interesse pelo ensino de primeiro grau aos meninos e aos jovens.

Sua abençoada existência é a prova de que a superioridade do homem vem da bondade, da caridade... prova também que " não há sonho mais nobre que o da grande fraternidade humana". Ainda, o Padre Pedro: "Homem de fé profunda, Cacau é um apóstolo. Para alguém ser apóstolo não necessita de fórmulas. Só um código lhe é recomendado: o Evangelho. E só um lema é aconselhado: a bondade."

Por tudo isso, o senhor Cacau é merecedor desta homenagem que a comunidade agradecida lhe presta, dando o nome de Carlos Soares Quintão a este Centro de Referência de Assistência Social-CRAS . A Associação Social Sagrada Família, hoje é presidida por uma sobrinha do Cacau, A Srta. Maria Aparecida Quintão, a Cidinha, que também mantém o foco desta Associação direcionado ao bem estar social das famílias carentes de nosso município..

Um fato marcante aconteceu no dia do sepultamento do Sr.Cacau: No momento em que o féretro saía da Igreja, um grupo de pessoas que estava no coro , liderado pela Sra. Maria do Perpétuo Socorro Fernandes Peixoto, a Corrinha de Zé Fernandes, entoava a música " Mãos que oferecem rosas" e lançava pétalas de rosas sobre o seu caixão. De fato, as mãos do Cacau estavam perfumadas pelas rosas que ele ofereceu a todos no decorrer de sua existência.

De parabéns estão os familiares de Carlos Soares Quintão pela homenagem que ora lhe é prestada, especialmente os seus filhos: José, Maria do Carmo, Tarcísio, Maria José, Ozanam e Maria Margarida, pois tiveram um pai que no dizer do poeta: "Passou pela vida e viveu".

**************************

Calambau,06 de junho de 2012

Murilo Vidigal Carneiro

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 08/07/2012
Código do texto: T3767528
Classificação de conteúdo: seguro