Independente
Parabéns Bahia pela sua data maior!
Viva o 2 de Julho Independência deste estado nação!
"... Marco de liberdade o 2 de Julho, é maior data para nós baianos.
Temos que sempre ter em mente que esta data consolidam as lutas, desejos e sonhos de muitos outros brasileiros tais como: A Revolta dos Búzios, dos Malês e outras tantas até hoje...
Todas estas se refletem em cada um de nós todos os dias, a cada conquista e vitória.
Elas estão impressas na expressão de cada rosto deste povo alegre e trabalhador, magico, místico.
Encantador.
Que fazem das lágrimas canção e a cada dificuldade apresentada pela vida empunha a espada do bom humor e com o seu jeito de ser único golpeia as adversidades com a habilidade de um capoeirista, cheio de mandinga.
Solo sagrado onde se plantando tudo dá, onde o Brasil é cada um de nós espalhados pelo mundo.
Que deu a Gil, régua e compasso, a Caribé e Mario Cravo os traços, a João Ubaldo as letras, e a Vinicius a Poesia.
Esta é a minha encantada Bahia, nascente, independente.
forte.
Estado de fé e sorte.
Ser baiano vai muito além de ter nascido neste solo é estado de graça e espírito.
Ter na garganta o grito de Liberdade e na língua seus sabores, no olhar a multiplicidade de cores e no espirito mistérios e ritos.
No andar o gingado e malemolência de culturas e crenças.
É ser Mameluco, Amerindio, Africano, Europeu, Coreano da Avenida 7...
Nesta terra que Deus deu, toda menina pode ser baiana ou toda baiana pode ser menina.
Onde a força e a coragem da Mulher se faz presente sempre, nas Marias Quiterias, Joanas Angelicas, Marias Felipas, Dulces, Marias Escolasticas. Que fazem da Bahia femininamente plural.
Povo de uma riqueza ímpar e musicalidade no falar o baiano é antes de tudo um forte, não nasce, estreia.
Sobrevivente do medo das repressões, consolidador da paz, é festeiro por natureza.
Traz no coração a cadencia do Samba de Roda e nos seus braços um abraço gostoso.
E festejar é o mote sempre!
Nas Festas de Largo ou Carnaval.
Desejar Axé e boa sorte é a nossa marca e ser acolhedor nosso estado natural.
Litoral, Chapada, Sertões, Serrado, é tudo isso o nosso Estado.
De ser e viver.
A Bahia é toda alegria!
Magica, Magia.
Que agrada a Gregos e Paulistas.
Comemorar o 2 de Julho é ter em nós a consciência de que lutar pela liberdade se faz necessário todos os dias.
Gritar pela independência é fazer deste grito um canto, uma canção, um hino...
( "Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro..."!)
("Independente", by Carlos Ventura)