HOMENAGEM AO PADRE HERNALDO
Este escrito é fruto de um encontro de Formação Litúrgica realizada em Brejo-MA, assessorada pelo Assessor Nacional de Liturgia da CNBB. Ao final da formação, em nome de todos os presentes, fiz a leitura da homenagem por mim elaborada:
*********************
Praticamente dois dias estivemos reunidos na Diocese de Brejo para o encontro diocesano de Formação Litúrgica, auxiliado pelo Padre Hernaldo Farias, assessor Nacional de Liturgia da CNBB.
Foram poucos dias tão bem trabalhados e planejados que até chegávamos a nos lembrar das palavras de Pedro, quando na passagem da transfiguração: “Senhor, vamos fazer três tendas?” Tenho sempre comigo que o que é bom e bem feito é para ser apreciado, e o agradecemos, padre, por nos deixar ainda mais apaixonados por nossa Igreja.
Nos dias que se sucederam foram muitas as informações distribuídas em mais de 100 slides. Informações essas que em certos momentos chegavam como pesadas nuvens, por percebemos os tantos deslizes cometidos em nossas celebrações, liturgicamente falando. No entanto, o desejo de acertar se sobressaia e o entusiasmo voltava com maior vigor. Nos tranquilizávamos e nos lembrávamos da tão famosa frase: “Deus realmente capacita os escolhidos.”
Só quem consegue fazer alguém sorrir a partir de sua pequenez é alguém dotado de sabedoria e isso o nosso assessor tem de sobra. Tão simples em suas atitudes, perfeito paradigma de humildade. Em nenhum momento, sequer, saiu elencando seus vários títulos acadêmicos: pós, mestre, doutor. Qualidade assim, só para os grandes e fortes.
Padre Hernaldo soube dá de ombro às intempéries, à mudança brusca de clima. Percebíamos, em alguns momentos, que o cansaço parecia consumí-lo, as forças pareciam exaurir, mas ele mesmo se encorajava e num tom cheio de humor, lembrando as palavras de Cristo, dizia: Coragem, eu venci o mundo!
O que mais dizer desse homem, que com seu alto grau de sapiência e conhecimento mostrou-se a todo momento simples e se fez cada um de nós?
O que dizer desse homem, que com sua fala macia e mansa, porém eloquente, deixou sementes plantadas em nossos corações e mais convictos ainda da nossa missão de anunciadores do Reino?
Só nos resta dizer: muito obrigada, Pe. Hernaldo! Que Deus o abençoe e o Espírito Santo o ilumine em sua caminhada de sacerdote de Cristo.