SACO E SEUS SIGNIFICADOS
Palavra de múltiplos significados. "Estou de saco cheio". Onde está ele, o saco cheio? Será que está cheio mesmo? Não cabe mais nada, nada, nem com um jeitinho? E ele está cheio de quê? A pessoa pode esta de saco cheio, mas as perguntas permanecem. Outra forma de dar a mesma mensagem, economizando palavras, é : eta, saco, ou simplesmente, "saco".
A primeira pessoa do presente do indicativo do verbo sacar, eu saco, pode ter diferentes interpretações. Sacando, posso estar retirando dinheiro do banco, colocando a bola em jogo num volei, puxando uma arma, ou apelando para a gíria: eu saco - eu entendo, ou então mesmo mentindo, sacou?
Tem-se também o saco de gatos - bagunça, saco sem fundo - coisa sem fim, tipo parafuso que perdeu a rosca, o saco de leão, de elefante e de filó, que indicam uma paciência quase infinita. Quando esta se acaba, fica-se sem o menor saco, por que o negócio foi um pé no saco, ou um chute no saco. O bajulador pode até estar sem o menor saco que não vai reclamar nunca pois é um puxa saco. O saco já foi até denominação de moda, através do vestido saco.Quando uma pessoa leva um tremendo tombo, caindo de maduro, diz-se que ela caiu feito uma saco de batatas. Mas por aí, "saco de alguma coisa" ele se restringe a ser saco mesmo e, nesses casos, os mais famosos são o saco de farinha, de feijão, saco de pipocas e de lixo.
Para finalizar, lembro que existe aquele saco óbvio, porém, é desnecessário me deter em considerações a seu respeito, afinal ele não deixa de ser um simples saco.