Pastor Gerson Vilas-Bôas e a Geografia
Fazenda Cajazeiras situada no município de Lage, Bahia. Pano de fundo do nascimento daquele que aos 14 anos já se encontrava convicto da sua chamada pastoral.Ingressando no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, o então Gerson Vilas-Bôas ,antes do término do curso, foi consagrado ao Pastorado.
Fazendo jus a raiz etimológica do seu nome (Gerson) que quer dizer peregrino, o pastor saiu para assumir a Igreja do Engenho do Meio,em Recife,lugar onde casou-se com a irmã Nádia. Até que criou raízes e fez prosperar muitos frutos no solo sergipano, onde também foi erguida, em Julho de 1967, as paredes da Igreja Batista Betel, tendo como primeiros membros: Messias, Valério, Joventino, Simeão, Francisco,Wilson, Rute Amaral e muitos outros...Como secretário-geral da Convenção Batista Nacional, pôde implantar seminários,creches,orfanatos congregações em 12 países, propagando a Bíblia até em tribos indígenas.
No cenário político em Sergipe, o pastor Gerson Vilas-Bôas teve a sua atuação destacada e vigorosa no Congresso Nacional e na Câmara Municipal de Aracaju.
Certa feita da Câmara Municipal de Aracaju o pastor- vereador Gerson Vilas-Bôas estava debatendo com um parlamentar sobre a crise financeira que se alastrava no mundo.
-Nobre vereador, Gerson! O que o senhor acha da crise econômica financeira do mundo atual?
-Para mim, não é nenhuma surpresa uma vez que já estava presente na Bíblia. A única diferença é que nas escrituras não se fala em G-7 e FMI, mas se diz casos que estamos passando.
Ao se apresentar com deputado federal de Sergipe no Congresso Nacional ele foi assim recebido por um parlamentar inculto:
-Onde fica o estado de Sergipe?
Imediatamente o então pastor-deputado federal Gerson Vilas-Bôas respondeu:
-Se vossa excelência conhecesse uma disciplina chamada Geografia do Brasil, o senhor me pouparia de responder tais tolices.